quarta-feira, 25 de julho de 2007

A manufactura do papel ao longo da história, segundo Dard Hunter

Dard Hunter (1883-1966) é o autor de várias obras clássicas sobre a história do papel e a sua manufactura. Algumas das suas obras estão integralmente disponíveis online:

  • Old Papermaking, 1923: aqui.
  • The Literature of Papermaking 1390-1800, 1925: aqui.
  • Papermaking Through Eighteen Centuries, 1930: aqui.

Várias outras obras de Dard Hunter estão disponíveis aqui. O acesso é livre.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Para a história da conservação e restauro no Brasil

Isabel Cristina Nóbrega, Jair Afonso Inácio, um pioneiro na preservação do patrimônio artístico brasileiro, Tese de mestrado, Universidade Estadual Paulista, 1997.

Resumo:

Esta pesquisa tem como figura central Jair Afonso Inácio (1932-1982), restaurador/conservador que muito contribuiu na preservação dos “Bens Móveis e Integrados”, no Brasil. Juntamente com João José Rescála, Fernando Barreto, Ado Malagoli e Edson Motta, (que em 1949 fundou o “Setor de Recuperação” do SPHAN), Jair tornou científica a restauração no Brasil. Restaurou grande parte do acervo histórico e artístico de Minas Gerais, que estava com seu barroco descaracterizado. Ele usava técnicas aprendidas na Europa e nos Estados Unidos e, muitas vezes, teve que adaptá-las às condições brasileiras: clima diferenciado e precariedade de materiais e equipamentos. Criou também um curso de restauração em Ouro Preto. Lá, além de transmitir seus conhecimentos, consegue estimular muito bem seus alunos, e mais tarde alguns deles se destacarão na área. Jair Inácio atuou ainda como perito (expertise) em barroco, destacando-se nacionalmente.

A tese está livremente disponível na íntegra aqui. É necessário registo prévio, que é gratuito.

domingo, 15 de julho de 2007

Helmut Schweppe sobre o tingimento dos têxteis

Três pequenos volumes policopiados, até agora de difícil acesso, sobre o tingimento dos têxteis, da autoria Helmut Schweppe, publicados pelo Conservation Analytical Laboratory da Smithsonian Institution, estão livremente disponíveis online:

  • Practical hints on dyeing with natural dyes. Production of comparative dyeings for the identification on historic textile materials, 1986, aqui.
  • Practical information for the Identification of Early Synthetic Dyes; Practical hints on Dyeing with Early Synthetic Dyes, 1987, aqui.
  • Practical information for the Identification of Dyes on Historic Textile Materials, 1988, aqui.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Mona Lisa - Inside the Painting

Embora já tenha sido publicado no ano passado, mesmo assim merece aqui destaque o seguinte livro:

Jean-Pierre Mohen, Michel Menu, Bruno Mottin (ed.), Mona Lisa. Inside the Painting, Abrams, New York, 2006.

Índice:

  • Cecile Scailliérez, The Mona Lisa: Subtle Materials for a Subtle Effect
  • Jean-Pierre Mohen, Michel Menu, Bruno Mottin, Explorations at the Heart of the Mona Lisa
  • Bruno Mottin, The Practical Sequence of the Study
  • Nathalie Volle, Geneviève Aitken, Daniel Jaunard, Béatrice Lauwick, Patrick Mandron, Jean-Paul Rioux, From the Royal Apartments to the Laboratory: The History of the Painting
  • Élisabeth Ravaud, The Mona Lisa's Wooden Support
  • Élisabeth Ravaud, The Complex System of Fine Cracks
  • Fabrice Brémand, Pascal Doumalin, Jean-Christophe Dupre, Franck Hesser, Valéry Valle, Measuring the Relief of the Panel Support without Contact
  • Luca Uzielli, Paolo Dionisi Vici, Joseph Gril, Physical and Mechanical Characterization of the Support
  • Patrick Perré, Romain Rémond, Joseph Gril, Simulation of the Effects of Ambient Variations
  • David Dureisseix, Joseph Gril, Olivier Arnould, Mechanical Modeling of the Activity of the Flexible Frame
  • Élisabeth Martin, The Preparation of the Panel
  • Élisabeth Martin, Moreira, Regina Da Costa Pinto Dias, Jean-Paul Rioux, The Painter's Palette
  • Bruno Mottin, Reading the Image
  • Bruno Mottin, Jean-Paul Rioux, Moreira, Regina Da Costa Pinto Dias, The Traces of Time
  • Jean-Paul Rioux, Close Observation
  • Elsa Lambert, Photographic Imaging
  • Elisabeth Ravaud, Radiography
  • Éric Laval, Sandrine Pagès-Camagna, Philippe Walter, Analysis of the Paint Layer
  • Guillaume Dupuis, The Spectrophotometric Approach to Color
  • John Taylor, Francois Blais, Luc Cournoyer, Michel Picard, Louis Borgeat, Guy Godin, J.-Angelo Beraldin, Christian Lahanier, Marc Rioux, Examination of the Mona Lisa by High-Resolution 3-D Imaging
  • Christian Lahanier, Colorimetric Analysis through Multispectral Digitization
  • Christian Lahanier, High-Definition Imagery: A First Synthesis
  • Jean-Pierre Mohen, Michel Menu, Bruno Mottin, The Mona Lisa, Leonardo da Vinci, and the Visitor: An Exceptional Encounter

O livro, de enormes dimensões, neste momento está à venda na Amazon, com um desconto de 80%, a 10 dólares.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Bernhard Berenson online

Diversos livros do historiador Bernhard Berenson (1865-1959) estão livremente disponíveis na íntegra online. Segue a lista:

  • The Venetian Painters of the Renaissance With an Index to Their Works, 1899: aqui.
  • The Study and Criticism of Italian Art, 1901, aqui.
  • The Study and Criticism of Italian Art. Second Series, 1902, aqui.
  • Venetian Painting in America the Fifteenth Century, 1916, aqui.
  • The Study and Criticism of Italian Art, 1920, aqui.
  • The Study and Criticism of Italian Art. Third series, 1927, aqui.
  • The Study and Criticism of Italian Art, 1930, aqui.
  • Aesthetics And History, 1948, aqui.
  • Sketch for a Self Portrait, 1949, aqui.
  • Rumor and Reflection, 1952, aqui.
  • Piero Della Francesca or the Ineloquent in Art, 1954, aqui.
  • The Italian Painters of the Renaissance, 1958, aqui ou aqui.
  • Sunset and Twilight from the Diaries of 1947, 1963, aqui ou aqui.

El lenguaje geométrico en la pintura

Silvia Nuere Menéndez-Pidal, El lenguaje geométrico en la pintura, PhD thesis, Universidad Complutense de Madrid, 2002

Resumo:

La realización de la presente tesis responde a la necesidad de adecuar los elementos geométricos, así como los sistemas de representación de la geometría descriptiva, al ámbito de la pintura, proponiendo para ello un lenguaje geométrico adecuado a tal fin. Dentro de la comunicación y en particular de la comunicación visual, se han definido distintos lenguajes facilitadores del acto comunicativo. Nuestro interés es seguir profundizando en el lenguaje visual, aplicándolo a la geometría en el arte, y conseguir un mayor conocimiento de sus componentes básicos que posibiliten al pintor expresarse de manera personal. Por otro lado hemos propuesto un modelo de aprendizaje de los distintos sistemas de representación desde los estudios de Bellas Artes, en el que las expresiones pictóricas toman un papel relevante para su comprensión y posterior utilización.

A tese está integralmente disponível aqui.