quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

e_conservation, n.º 3, 2008

Já está disponível o 3.º número do boletim e_conservation, com data de Fevereiro de 2008. Está acessível aqui.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Livros publicados pelo British Museum disponíveis online

O British Museum disponibiliza livremente online alguns livros que publicou. Estão disponíveis aqui.

Neste momento, os livros são os seguintes:

  • Giulia Bartrum, Albrecht Dürer and his Legacy, British Museum, London, 2004.
  • Derek Cash, Access to Museum Culture: the British Museum from 1753 to 1836, British Museum, London, 2002.
  • Ian Jenkins, Cleaning and Controversy: The Parthenon Sculptures 1811-1939, British Museum, London, 2001.
  • Pamela Magrill, A researcher's guide to the Lachish collection in the British Museum, British Museum, London, 2006.
  • John Orna-Ornstein, Development and evaluation of the HSBC Money Gallery at the British Museum, British Museum, London, 2001.
  • Helen Wang, Sir Aurel Stein. Proceedings of the British Museum study day, 23 March 2002, British Museum, London, 2002.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

As Tentações de Santo Antão, de Jerónimo Bosch, do Museu de Arte de São Paulo

Embora já tenha sido defendida há 10 anos, só neste fim de semana foi disponibilizada online a seguinte tese:

Sandra Daige Antunes Corrêa Hitner, Jheronimus Bosch e "As Tentações de Santo Antão". Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, tese de mestrado, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 1998, aqui.

Da introdução:

O objetivo do presente trabalho é a análise científica da obra que se encontra no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand- MASP- As Tentações de Santo Antão com o propósito de verificar se a atribuição feita ao nome do pintor Jheronimus Bosch se confirma.

Entre as obras "didáticas" do mestre de Bois-le-Duc, o tema sobre a vida de Santo Antão foi abordado de outras maneiras; todavia, a mais atraente e completa de todas as abordagens, pode ser vista atualmente no Museu Nacional de Arte Antiga da cidade de Lisboa. Trata-se de um tríptico dos fins do século XV, começo do XVI, onde, particularmente no painel central, pode ser vista uma representação de Tentações de m a forma muito semelhante aquela que vemos no acervo do MASP.

Esta obra chegou a São Paulo na segunda metade dos anos 50 como sendo uma primeira versão do painel central do tríptico lisboeta Esta determinação havia sido estabelecida na segunda metade dos anos 30 por um historiador de arte e um respeitável restaurador, na época Diretor da Gemülde Sammlung Akademie der Bildende Kunste em Viena, que efetuou m a limpeza no quadro quando ele ainda pertencia a Galeria d'Atri, em Paris.

Durante os anos 70, o quadro do MASP tornou a ser objeto de análise de uma historiadora de arte flamenga que, pesquisando a fundo a obra de Lisboa, deparou-se com a brasileira e, a partir das colocações anteriormente estabelecidas pelos dois especialistas acima citados, e registradas pela historiografia da arte, ela penetrou mais profundamente no âmbito da questão sobre a autenticidade de Tentações de Jheronimus Bosch, no intuito de estabelecer uma tese sobre as etapas de elaboração anteriores a obra-prima lisboeta. Para a historiadora, as etapas de elaboração da obra-prima se davam da seguinte maneira: primeiramente Bosch teria pintado Tentações que atualmente se encontra em Merion (EUA), depois a do MASP e finalmente a de Lisboa. Todavia este levantamento se deu somente a nível estilístico, por ausência de material técnico deficiente no Brasil da época, no que concerne a investigação científica por métodos de laboratório.

Ao longo destes anos, no entanto, os historiadores da arte especialistas em Bosch, ao citar a obra de São Paulo, ou limitavam-se a acolher as opiniões destes especialistas citados acima, ou catalogavam a obra como urna mera cópia, entre muitas de igual configuração espalhadas pelo mundo (quinze oficiais). Esta controvérsia dentro da historiografia da arte permaneceu assim ate hoje, e a obra paulista esteve então, extremamente vulnerável a diferentes atribuições e apreciações estilísticas, como foi o caso de algumas criticas severas que sofreu ao longo de suas exposições nacionais e internacionais.

A partir do momento que Tentações do MASP foi submetida a uma pesquisa científica com auxilio de métodos de laboratório, as críticas precisam ser reavaliadas.

A elaboração desta análise científica vai seguir rigorosamente um plano adotado pelos "Corpus de la Peinture des Pays-Bas Méridionaw au XVe siècle" do Centre International d’Étude de la Peinture Médiévale des Bassins de l’Escaut et de la Meuse, antigamente denominado de Centre International de Recherches "Primitifs Flamands,: em Bruxelas.

Os principais métodos científicos adotados na análise da obra compreendem exames de superfície, ou seja, exploração sistemática do painel a radiações que vão além do espectro visível: radiação ultravioleta e infravermelha; radiografia; registros fotográficos detalhados e a luz, rasante; investigação minuciosa do suporte de madeira; e, exame pontual de avaliação, que implica na retirada de amostra da tinta para análise química e dos pigmentos. Estes métodos, embora de valor relativo, revelam as primeiras conclusões sobre sua autenticidade.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Alteração de cor e reactividade química nas pinturas do século XVII

Acabou de ser livremente disponibilizada online a seguinte tese:

Annelies van Loon, Color changes and chemical reactivity in seventeenth-century oil paintings, tese de doutoramento, Amsterdam, Universiteit van Amsterdam, 2008, aqui.

Trta-se de uma tese desenvolvida no FOM Institute for Atomic and Molecular Physics (AMOLF) no âmbito do projecto De Mayerne.

Índice:

  • Introduction
  • Improving the surface quality of paint cross-sections for analytical imaging studies with SR-FTIR and static-SIMS
  • The relationship between preservation and technique in the paintings of the Oranjezaal
  • The whitening of bone black in oil paint films
  • White hazes and surface crusts on dark oil paint films
  • Darkening as a result of increased transparency in 17thC oil paintings

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Os materiais e as tecnologias históricas

O último número da revista Phase Transitions (volume 81, n.ºs 2-3, 2008) é temático e dedicado a “Phase transformations in ancient materials”. Os editores-convidados deste número são Eric Dooryhee e Philippe Colomban. A revista está aqui.

Neste momento o acesso aos artigos deste número é livre.

Índice:

  • Eric Dooryhee, Ph. Colomban, Cultural heritage materials: structural and spectroscopic evidence for ancient technologies, pp. 139-144
  • S. Aze, J. M. Vallet, V. Detalle, O. Grauby, A. Baronnet, Chromatic alterations of red lead pigments in artworks: a review, pp. 145-154
  • D. Benedetti, E. Bontempi, R. Pedrazzani, A. Zacco, L. E. Depero, Transformation in calcium carbonate stones: some examples, pp. 155-178
  • E. Chalmin, C. Vignaud, F. Farges, M. Menu, Heating effect on manganese oxihydroxides used as black Palaeolithic pigment, pp. 179-203
  • Tung Ho Chen, A Raman spectroscopic study of heat-treated nephrite, pp. 205-216
  • Michelle Taube, Alexander H. King, W. Thomas Chase, Transformation of ancient Chinese and model two-phase bronze surfaces to smooth adherent patinas, pp. 217-232
  • G. Artioli, I. Angelini, A. Polla, Crystals and phase transitions in protohistoric glass materials, pp. 233-252
  • Claude Mirguet, Peggy Fredrickx, Philippe Sciau, Philippe Colomban, Origin of the self-organisation of Cuº/Agº nanoparticles in ancient lustre pottery. A TEM study, pp. 253-266
  • Josep Roqué, Judit Molera, Gemma Cepriá, Marius Vendrell-Saz, Josefina Pérez-Arantegui, Analytical study of the behaviour of some ingredients used in lustre ceramic decorations following different recipes, pp. 267-282

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Archaeometry, vol. 50, n.º 1, 2008

Está em distribuição o 1.º número de 2008 da revista Archaeometry, que, a partir de agora, passa a publicar-se de dois em dois meses.

Índice:

  • S. P. Lundblad, P. R. Mills, K. Hon, Analysing archaeological basalt using non-destructive energy-dispersive X-ray fluorescence (EDXRF): effects of post-depositional chemical weathering and sample size on analytical precision, pp. 1-11
  • Zs. Kasztovszky, K. T. Biro, A. Marko, V. Dobosi, Cold neutron prompt gamma activation analysis - a non-destructive method for characterization of high silica content chipped stone tools and raw materials, pp. 12-29
  • C. Fortina, I. Memmi Turbanti, F. Grassi, Glazed ceramic manufacturing in southern Tuscany (Italy): evidence of technological continuity throughout the medieval period (10th-14th centuries), pp. 30-47
  • David R. Abbott, Andrew D. Lack, Gordon Moore, Chemical assays of temper and clay: modelling pottery production and exchange in the uplands north of the Phoenix basin, Arizona, USA, pp. 48-66
  • M. Tite, T. Pradell, A. Shortland, Discovery, production and use of tin-based opacifiers in glasses, enamels and glazes from the late iron age onwards: a reassessment, pp. 67-84
  • F. Caro, M. P. Riccardi, M. T. Mazzilli Savini, Characterization of plasters and mortars as a tool in archaeological studies: the case of Lardirago castle in Pavia, northern Italy, pp. 85-100
  • R. P. Evershed, M. S. Copley, L. Dickson, F. A. Hansel, Experimental evidence for the processing of marine animal products and other commodities containing polyunsaturated fatty acids in pottery vessels, pp. 101-113
  • R. Hedges, A. Saville, T. O’connell, Characterizing the diet of individuals at the neolithic chambered tomb of Hazleton North, Gloucestershire, England, using stable isotopic analysis, pp. 114-128
  • Pournou, Deterioration assessment of waterlogged archaeological lignocellulosic material via 13C CP/MAS NMR, pp. 129-141
  • M. J. Baxter, C. C. Beardah, I. Papageorgiou, M. A. Cau, P. M. Day, V. Kilikoglou, On statistical approaches to the study of ceramic artefacts using geochemical and petrographic data, pp. 142-157
  • Skelton, Methods of using phylogenetic systematics to reconstruct the history of the linear b script, pp. 158-176
  • G. Harbottle, The Vinland map: a critical review of archaeometric research on its authenticity, pp. 177-189

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Degradação da pedra devido à cristalização de sais

Acabou de ser disponibilizada online a seguinte tese com interesse para o estudo da degradação da pedra dos monumentos:

Matthieu Angeli, Étude multiéchelle de la dégradation des roches par la cristallisation de sels dans les réseaux poreux, tese de doutoramento, Cergy-Pontoise, Université de Cergy Pontoise, 2007, aqui.

Resumo :

La cristallisation de sels solubles dans les réseaux poreux est une source majeure de détérioration pour les pierres naturelles. L’objectif de cette thèse est de préciser ce mécanisme de détérioration par le sel dans le cas du sulfate de sodium. Le point de départ de cette étude est de suivre l’évolution d’échantillons de neuf roches sédimentaires d’origines différentes (deux calcaires biodétritiques, un calcaire détritique, un calcaire lacustre, trois grès riches en quartz et deux grès argileux lités) au cours des tests de dégradation accélérée. Tout d’abord, le mécanisme de cristallisation du sulfate de sodium est étudié grâce à un suivi thermique des échantillons. Différentes séquences de cristallisation sont proposées pour expliquer la détérioration au cours des cycles. Ensuite une nouvelle manière de quantifier l’altération à long terme par le sel est proposée, tenant compte des propriétés hydromécaniques des roches. L’importance des microstructures sur l’altération (connectivité et tortuosité du réseau poreux, fractures intra- grains) est aussi déterminée par une étude par porosimétrie au mercure. Enfin, l’influence des conditions environnementales sur l’altération est aussi évaluée : l’évaporation et la température influencent tous les deux à la fois la localisation mais aussi l’amplitude des dégâts causés par le sel.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

El Greco e a sua oficina

O catálogo da exposição El Greco e a sua Oficina que, até ao início de Janeiro, esteve patente no Museum of Cycladic Art, em Atenas, acabou de ser colocado online:

Nicos Hadjinicolaou (ed.), El Greco & su Taller, Seacex, 2007.

Está livremente disponível aqui.

Índice:

  • Nicos Hadjinicolaou, Reflexiones sobre el taller del Greco
  • Maria Constantoudaki-Kitromilides, Talleres artísticos en la Creta de Theotokopoulos
  • Panayotis K. Ioannou, En torno al taller del Greco en Roma
  • Palma Martínez-Burgos García, La obra de El Greco y Luis Tristán en clausura: Relaciones con el foco de Toledo
  • José Álvarez Lopera, Jorge Manuel Theotocópuli, el hijo del Greco
  • Nicos Hadjinicolaou, Un maestro culto
  • Carmen Garrido, La técnica del Greco y su estela
  • Catalogo de las obras expuestas