sábado, 30 de outubro de 2010

Conservar Património, n.º 11, 2010

Acabou de sair da tipografia e vai começar a ser distribuída a revista Conservar Património, n.º 11, com data de capa de Junho de 2010, editada pela ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.

Índice:

  • Frederico Henriques, Alexandre Gonçalves, Ana Calvo, Caracterização da densidade das lacunas em superfícies pictóricas com recurso a Sistemas de Informação Geográfica (SIG), pp. 3-11
  • António João Cruz, O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política, pp. 13-32
  • Anabela Gomes Carvalho, Diego E. Angelucci, Mário Varela Gomes, João Paulo Pereira de Freitas Coroado, Maria Amélia Alves Rangel Dionísio, Sobre a autenticidade de um achado: O caso da "gravura rupestre" da Praia do Pedrógão, Leiria, Portugal, pp. 33-47
  • Alice Ruano, Aníbal Costa, Humberto Varum, Evolução do sistema construtivo de adobe na Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre (1937-1945), pp. 49-69
  • Luís Filipe Raposo Pereira, Avaliação e Gestão de Riscos, reflexão: nova lógica conservativa e enquadramento nos modelos de Gestão das Organizações, pp. 71-75

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Studies in Conservation, vol. 55, n.º 3, 2010

Acabou de ser publicada a revista Studies in Conservation, vol. 55, n.º 3, de 2010.

Índice:

  • Joyce H. Townsend, Editorial, p. 149
  • Brian Hayton, Sustainability and public museum buildings: The UK legislative perspective, p. 150
  • Dervilla O'dwyer, The contribution of conservators to sustainability at the National Maritime Museum, UK, p. 155
  • Patricia Silence, How are US conservators going green? Results of polling AIC members, p. 159
  • Claire Gervais, Carol A. Grissom, Nicole Little, Melvin J. Wachowiak, Cleaning marble with ammonium citrate, p. 164
  • Xian Zhang, Chika Mouri, Masayuki Mikage, Richard Laursen, Preliminary studies toward identification of sources of protoberberine alkaloids used as yellow dyes in Asian objects of historical interest, p. 177
  • Jan Wouters, Cecily M. Grzywacz, Ana Claro, Markers for identification of faded safflower (Carthamus tinctorius L.) colorants by HPLC-PDA-MS: Ancient fibres, pigments, paints and cosmetics derived from antique recipes, p. 186
  • Narayan Khandekar, Carol Mancusi-Ungaro, Harry Cooper, Christina Rosenberger, Katherine Eremin, Kate Smith, Jens Stenger, Dan Kirby, A technical analysis of three paintings attributed to Jackson Pollock, p. 204
  • Olivier Schalm, Joost Caen, Koen Janssens, Homogeneity, composition and deterioration of window glass fragments and paint layers from two seventeenth-century stained glass windows created by Jan de Caumont (~1580-1659), p. 216

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sobre a pintura europeia sobre madeira dos séculos XV a XVII

Foi há pouco publicado e acabou de ser livremente disponibilizado online o seguinte livro:

La Pintura Europea Sobre Tabla. Siglos XV, XVI y XVII, Madrid, Ministerio de Cultura, 2010.

Está aqui.

Índice:

  • Amadeo Serra, Modos de producción de retablos en la pintura gótica hispana: las fuentes documentales y su interpretación, p. 13
  • Rocío Bruquetas, Los gremios, las ordenanzas, los obradores, p. 20
  • Fernando Collar de Cáceres, Pintura y pintores del norte en la España del siglo XVI. Presencia e influencia, p. 32
  • Jean-Albert Glatigny, Technique de construction des panneaux flamands, p. 42
  • Carlo Lalli, Tecniche e metodi di indagine per la caratterizzazione dei materiali e della tecnica di esecuzione delle pitture su tavola e su tela dal XV° al XVII° Secolo, p. 48
  • Ana Calvo, Avatares de las pinturas sobre tabla portuguesas y técnicas de elaboración, p. 62
  • Fanny Sarrió, Estudio de la técnica pictórica y materiales en la obra de Pere Lembrí a través del proceso de restauración de su obra, p. 70
  • Paloma Renard, La técnica pictórica vista por el restaurador, p. 81
  • P. Klein, Dendrochronological analyses of Netherlandish panel paintings, p. 94
  • Roger Van Schoute, Carmen Garrido, Le Retable du Jugement dernier de l'Ayuntamiento de Valencia et l'oeuvre de Vrancke van der Stockt. Considérations en vue d'un état de la question, p. 100
  • Steven Saverwyns, Jana Sanyova, 50 Years of research At KIK/IRPA on the Flemish painting techniques between the 15th and 17th century, p. 105
  • Maria Clelia Galassi, L'Underdrawing nella pittura italiana dei secolo XV e XVI: Aggiornamenti e nuove riflessioni sulla tecnica dei pittori fiorentini, p. 119
  • Carmen Garrido, Las técnicas flamencas e italianas en relación con la pintura española de los siglos XV y XVI, p. 126
  • Araceli Gabaldón, Tomás Antelo, Carmen Vega, Estudio radiográfico del soporte de obras de dos autores castellanos del siglo XV: Pedro Berruguete y Fernando Gallego, p. 134
  • Tomás Antelo, Araceli Gabaldón, Carmen Vega, Técnicas de imagen aplicadas al estudio de pinturas sobre tabla, p. 139
  • Marisa Gómez, Estudio analítico de la técnica pictórica. Aplicación a tablas y retablos españoles, p. 148
  • Duilio Bertani, Riflettografia infrarossa digitale ad alta risoluzione, p. 160
  • María Pía Timón, Tipología de los marcos españoles en los siglos XV y XVI, p. 166

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Remoção de vernizes de pinturas utilizando líquidos iónicos

Acabou de ser livremente disponibilizada a seguinte tese de mestrado:

Maria Filipa Pacheco, Remoção de Vernizes de Pinturas Utilizando Líquidos Iónicos, Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2010.

Está aqui.

Resumo:

A remoção de vernizes é um dos procedimentos mais frequentes efectuados em conservação e restauro de pintura. Neste trabalho, pretendeu-se testar a eficácia de líquidos iónicos (LIs) para remoção de vernizes, através da avaliação da acção de diversos LIs sobre diferentes vernizes. Foram utilizadas três tábuas, preparadas com diferentes pigmentos, aglutinantes e vernizes (dâmar,vernizes à base de policiclohexanonas, verniz à base de poli(acetato de vinilo) e verniz acrílico), de modo a simular diferentes situações encontradas em pinturas. A eficiência dos LIs na remoção dos vernizes foi avaliada com base na observação ao microscópio óptico, análises de FTIR-ATR, SEM e colorimetria. Foi possível identificar LIs para a remoção de um verniz específico e outros capazes de remover vários tipos de verniz. Concluiu-se que os LIs são promissores para a remoção de vernizes de pinturas.

e-Conservation, n.º 16, 2010

Acabou de ser publicada a revista e-Conservation, n.º 16, de 2010. Está livremente disponível aqui.

Além das notícias e recensões, contém os seguintes artigos:

  • Josie Wornoff, Identification of Ivory Book Covers and Comparison to Ivory Portrait Miniatures, p. 24
  • Abdelrazek Elnaggar, Ahmed Sahab, Siham Ismail, Gamal Mahgoub, Mohammed Abdelhady, Microbial Study of Egyptian Mummies. An Assessment of Enzyme Activity, Fungicides and Some Mummification Materials for the Inhibition of Microbial Deterioration, p. 39
  • Miklós Szentkirályi, Study of the painting Virgin Mary and Child with the Infant St. John the Baptist. The Hidden Flora of Leonardo da Vinci's Painting Workshop, p. 50
  • Ildikó Jeszeniczky, "The Annunciation" by Cola Petruccioli (1380). The Restoration of the Transferred Wall Painting, p. 60

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Argamassas de cal galo-romanas

Acabou de ser disponibilizada online, com acesso livre, a seguinte tese de doutoramento:

Arnaud Coutelas, Pétroarcheologie du Mortier de Chaux Gallo-romain. Essai de Reconstitution et d'Interprétation des Chaînes Opératoires: du Matériau au Métier Antique, Paris, Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne, 2003.

Está aqui.

Resumo:

La recherche pétroarchéologique sur les mortiers de chaux gallo-romains s'appuie sur une méthodologie analytique simple, fondée sur les observations en microscopie optique en transmission, apportant le maximum d'informations sur le matériau et les différentes étapes de sa chaîne opératoire. Ce travail nous a permis de tracer les traits généraux du métier (les pratiques communes des structores et tectores antiques), d'établir les relations entre les compositions des mortiers et leurs fonctions architecturales « primaires » et « secondaires », puis de percevoir quels sont les marqueurs et les motivations des adaptations de recettes. L'importance de l'environnement géologique est démontrée, puisqu'il induit des choix économiques et techniques, obligeant parfois au remplacement de matières premières. Il pose aussi les limites géographiques de « l'intérêt » de la propagation des « innovations », souvent liées à des problèmes locaux d'approvisionnement en matières premières. Les notions de propriétés « voulues », « manquées » et « involontaires » permettent toutefois de comprendre ce qui, dans le système complexe du métier du mortier de chaux, sera générateur de durabilité ou au contraire de variabilité des recettes, en réponse à la qualité apparente et immédiate du matériau. Actuellement, seule une étude des mortiers selon leur emploi et pour une « région » restreinte permet de percevoir des évolutions chronologiques à valeur de datation. L'étude des mortiers de construction des édifices de la ville d'Arles apparaît en ce sens exemplaire : des mortiers issus d'un même patrimoine local montrent des utilisations parfaitement circonscrites dans le temps, nous permettant d'avancer des hypothèses de datation pour des maçonneries mal datées ou à datation encore sujette à controverse.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O comércio dos materiais para artistas na Europa antes de 1700

Foi há pouco publicado o seguinte livro:

Jo Kirby, Susan Nash, Joanna Cannon (ed.), Trade in Artists' Materials. Markets and Commerce in Europe to 1700, London, Archetype Publications, 2010.

Índice:

  • Catherine Reynolds, Introduction: The European Trade in Painters' Materials to 1700, p. 3
  • Peter Spufford, Lapis, Indigo, Woad: Artists' Materials in the Context of International Trade before 1700, p. 10
  • Wendy R. Childs, Painters' Materials and the Northern International Trade Routes of Late Medieval Europe, p. 29
  • Ian Tyers, Aspects of the European Trade in Oak Boards to England 1200-1700, p. 42
  • Per G. Norseng, The Trade in Painters' Materials in Norway in the Middle Ages. Part 1: The 'Silent' Trade in Painters' Materials in Norway in the High Middle Ages, p. 50
  • Unn Plahter, The Trade in Painters' Materials in Norway in the Middle Ages. Part 2: Materials, Techniques and Trade from the Twelfth Century to the Mid-Fourteenth Century, p. 64
  • Julia A. DeLancey, Shipping Colour: Valute, Pigments, Trade and Francesco di Marco Datini, p. 74
  • Kim Woods, The Supply of Alabaster in Northern and Mediterranean Europe in the Later Middle Ages, p. 86
  • Susie Nash, 'Pour couleurs et autres choses prise de lui …': The Supply, Acquisition, Cost and Employment of Painters' Materials at the Burgundian Court, c. 1375-1419, p. 97
  • Lorne Campbell, Suppliers of Artists' Materials to the Burgundian Court, p. 183
  • Doris Oltrogge, 'Pro lazurio auricalco et alii correquisitis pro illuminacione': The Werden Accounts and other Sources on the Trade in Manuscript Materials in the Lower Rhineland and Westphalia around 1500, p. 189
  • Anna Melograni, Manuscript Materials: Cost and the Market for Parchment in Renaissance Italy, p. 199
  • Susanne Kubersky-Piredda, The Market for Painters' Materials in Renaissance Florence, p. 223
  • Louisa C. Matthew, Barbara H. Berrie, 'Memoria de colori che bisognino torre a vinetia': Venice as a Centre for the Purchase of Painters' Colours, p. 245
  • Roland Krischel, The Inventory of the Venetian Vendecolori Jacopo de' Benedetti: The Non-Pigment Materials, p. 253
  • Steve Wharton, The Materials of Production in Italian Renaissance Pottery: The Inventory of Francesco di Luca, Orciolaio, p. 267
  • Richard E. Spear, A Century of Pigment Prices: Seventeenth-Century Italy, p. 275
  • Gunnar Heydenreich, The Leipzig Trade Fairs as a Market for Painters' Materials in the Sixteenth Century, p. 297
  • Andreas Burmester, Ursula Haller, Christoph Krekel, Pigmenta et Colores: The Artist's Palette in Pharmacy Price Lists from Liegnitz (Silesia), p. 314
  • Ursula Haller, 'Administrator of Painting': The Purchase and Distribution Book of Wolf Pronner (1586-1590) as a Source for the History of Painting Materials, p. 325
  • Jo Kirby, Trade in Painters' Materials in Sixteenth-Century London, p. 339
  • Filip Vermeylen, The Colour of Money: Dealing in Pigments in Sixteenth-Century Antwerp, p. 356
  • Ria Fabri, 'Eenen ramenant van verf ende pinselen': Some Aspects of the Materials used by Seventeenth-Century Cabinet Painters in Antwerp, p. 366
  • Maria Hayward, The London Linen Trade, 1509-1641, and the Use of Linen by Painters in Royal Service, p. 375
  • Zahira Véliz, In Quest of a Useful Blue in Early Modern Spain, p. 389
  • Nicola Costaras, Early Modern Blues: The Smalt Patent in Context, p. 401
  • Ad Stijnman, Frankfurt Black: 'Tryginon appelantes, faex vini arefacta et cocta in fornace', p. 415
  • Daniel Fabian, Giuseppino Fortunato, Tracing White: A Study of Lead White Pigments found in Seventeenth-Century Paintings using High Precision Lead Isotope Abundance Ratios, p. 426
  • Jo Kirby, Glossary, p. 447

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um século de restauro dos monumentos religiosos medievais em Portugal

Acabou de ser disponibilizada online, com acesso livre, a seguinte tese de doutoramento:

Lúcia Maria Cardoso Rosas, Monumentos Pátrios. A Arquitectura Religiosa Medieval - Património e Restauro (1835-1928), Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1995.

Está aqui.

Índice – volume 1:

  • Os Monumentos: conceitos e valores
    • Escrita e imagem 15
    • Valor histórico, Valor de antiguidade e reencontro com a nação 29
    • 0 prestígio da arquitectura 38
    • O governo da nação: as leis 45
    • Depois da guerra: as ruínas 54
    • As viagens pitorescas: os estrangeiros 56
    • A prática do gótico, os "estilos" e os monumentos eleitos 60
    • O património: a solidez da arquitectura e da História 82
    • Passado, progresso e desencanto 86
    • História dos Monumentos e História de Arte 89
    • A Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses 104
    • O tempo das reformas: obras públicas, ensino artístico e património 111
    • A classificação dos monumentos: critérios e categorias 125
  • O restauro: teoria e prática
    • O Mosteiro da Batalha: Mouzinho de Albuquerque e a unidade da arquitectura 192
    • A Sé-Velha de Coimbra: A. A. Gonçalves e a inteireza do aspecto venerando 216
    • A Sé da Guarda: Rosendo Carvalheira e o poder sugestivo da arquitectura 247
    • A Sé de Lisboa: Augusto Fuschini e a representação da Idade Média 269
    • O Convento da Madre de Deus: um exemplo ambíguo 288
    • Exemplos de restauro (1835 e 1929): motivações e critérios 301

Índice – volume 2:

  • Os edifícios
    • Restauros e projectos de restauro
    • Demolições e reutilizações
    • Edifícios descritos antes dos restauros da D.G.E.M.N.
    • Apêndice Documental

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre a técnica e a estética do retábulo-mor da Sé Velha de Coimbra e da policromia da época barroca

Foi hoje colocada online a seguinte tese de doutoramento:

Agnès Anne Françoise Le Gac Arinto, Le Retable Majeur de la Sé Velha de Coimbra et la Polychromie dans la Diocèse de Coimbra à l'èpoque Barroque. Aspects Techniques et Estétiques, 2 volumes, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 2009.

Está aqui com acesso livre.

Resumo:

Depuis sa création en 1499-1502, le retable majeur de la Sé Velha de Coimbra, consacré à la Vierge Marie, commandité par l’évêque D. Jorge de Almeida et sculpté par Olivier de Gand,exhibe toujours le chromatisme propre au XVIe siècle, faisant un usage abondant d’or et de bleu. La «dichromie» de Jean d’Ypres, caractéristique du Gothique flamboyant, a systématiquement été reprise sur l’oeuvre par la suite mais à des fins différentes : en 1582-1583, lors d’un nettoyage,pour réaffirmer le style du retable et en rafraîchir les couleurs ; en 1685, lors de sa repolychromie par Manoel da Costa Pereira à la demande de l’évêque D. Joao de Mello – à l’encontre des retables entièrement dorés de l’époque baroque –, pour réactiver les messages politiques et spirituels que ce mobilier véhiculait avant la Réforme protestante ; en 1900, pendant sa restauration, pour perpétuer son expression colorée alors jugée d’origine, toujours en harmonie avec son expression formelle et iconographique quasiment inaltérée. La conservation curative de 1976 a préservé l’ensemble. L’étude des couches stratigraphiques par différentes méthodes d’examen et d’analyse a mis en évidence les matériaux et techniques appliqués au cours de ces interventions successives. En croisant les données de laboratoire avec les archives disponibles, traités et réceptaires, nous avons démontré l’importance des options faites pour maintenir la fameuse dichromie originale, à chaque réaménagement de la cathédrale. Les qualités de l’encollage, des blancs d’apprêt, des carnations, bol et feuilles métalliques,sgraffito et autres couleurs sont précisées. L’attention est attirée sur le recours inhabituel au smalt en si grande quantité sur un retable, à la fin du XVIIe siècle, ses nuances de bleu ainsi que son polissage exigé par contrat. Du bleu de Prusse les a recouverts au XIXe siècle. Ces nouvelles connaissances permettent de faire une distinction entre la polychromie originale gothique, qui jouait sur des contrastes de textures et de brillances avec les ors à l’eau, à l’huile et l’azurite mat, et la repolychromie baroque totalement resplendissante entre l’or et le smalt brunis. Notre recherche s’est également attachée aux décors en relief qui reproduisent les patrons de riches étoffes brochées. Leur épaisseur et leur rendu technique différencient les «brocarts-appliqués» du XVIe siècle des «brocarts d’application» du XVIIe. Ils introduisent de subtils changements esthétiques au Baroque, sans modifier profondément notre perception d’un retable gothique.Sa polychromie, comparée à quinze sculptures du diocèse, reste atypique et porte ce trésor national au rang de Chef-d’oeuvre.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Métodos de análise aplicados à resolução dos problemas arqueológicos

Ainda que já tenha data de 2011, acabou de ser publicado o seguinte livro:

Mary E. Malainey, A Consumer's Guide to Archaeological Science, New York, Springer, 2011.

Índice:

  • Part I Basic Science
    • Elements, Atoms, and Molecules 3
    • Electromagnetic Radiation 23
    • Radioactive Isotopes and Their Decay 27
    • Stable Isotopes 35
    • Organic Compounds 45
    • Other Useful Concepts 73
  • Part II Applications
    • Methodological Considerations 85
    • Radiocarbon Dating 91
    • Other Radioactive Decay-Based Dating Techniques 109
    • Trapped Charge Dating Techniques 121
    • Other Dating Techniques 141
    • Provenance Studies 169
    • Isotope Analysis 177
    • Lipid Residue Analysis 201
    • Blood and Protein Residue Analysis 219
    • Ancient DNA and the Polymerase Chain Reaction 237
  • Part III Materials
    • Pottery and Other Ceramics 257
    • Flaked and Ground Stone Tools 275
    • Bones and Teeth 291
    • Cultural Rock 311
    • Food-Related Pottery Residues 319
    • Other Food-Related Residues 333
    • Other Organic Residues 343
    • Organic Artifacts 353
    • Paints, Pigments, and Inks 361
    • Metal and Glass 367
    • Plant Remains 379
    • Matrix and Environmental Deposits 387
    • Other Materials 397
  • Part IV Instrumentation
    • Sample Selection and Processing 403
    • Mass Spectrometry 411
    • Instrumental Neutron Activation Analysis (INAA or NAA) 427
    • Separation Techniques 433
    • Atomic and Emission Spectroscopy 443
    • Optical Spectroscopy 453
    • Resonance Spectroscopy 467
    • X-Ray and Particle Emission Techniques 477
    • Elemental Analysis 493
    • Mössbauer Spectroscopy 497

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Journal of Cultural Heritage, vol. 11, n.º 4, 2010

Acabou de ser publicada a revista Journal of Cultural Heritage, vol. 11, n.º 4, de 2010.

Está disponível aqui [acesso condicionado].

Índice:

  • Karin Lutzenberger, Heike Stege, Cornelia Tilenschi, A note on glass and silica in oil paintings from the 15th to the 17th century, pp. 365-372
  • Emiliano Carretti, Irene Natali, Caterina Matarrese, Paola Bracco, Richard G. Weiss, Piero Baglioni, Antonella Salvini, Luigi Dei, A new family of high viscosity polymeric dispersions for cleaning easel paintings, pp. 373-380
  • Zoe Eirini Papliaka, Konstantinos S. Andrikopoulos, Evangelia A. Varella, Study of the stability of a series of synthetic colorants applied with styrene-acrylic copolymer, widely used in contemporary paintings, concerning the effects of accelerated ageing, pp. 381-391
  • Zhou Xiaomeng, Zhou Biao, Jin Xiang, Study of fire-extinguishing performance of portable water-mist fire extinguisher in historical buildings, pp. 392-397
  • Pascale Richardin, Françoise Cuisance, Nathalie Buisson, Victoria Asensi-Amoros, Catherine Lavier, AMS radiocarbon dating and scientific examination of high historical value manuscripts: Application to two Chinese manuscripts from Dunhuang, pp. 398-403
  • Anna Klisinska-Kopacz, Renata Tislova, Grzegorz Adamski, Roman Kozlowski, Pore structure of historic and repair Roman cement mortars to establish their compatibility, pp. 404-410
  • Terje Grøntoft, Marianne Odlyha, Peter Mottner, Elin Dahlin, Susana Lopez-Aparicio, Slawomir Jakiela, Mikkel Scharff, Guillermo Andrade, Michal Obarzanowski, Morten Ryhl-Svendsen, David Thickett, Stephen Hackney, Jørgen Wadum, Pollution monitoring by dosimetry and passive diffusion sampling for evaluation of environmental conditions for paintings in microclimate frames, pp. 411-419
  • Stavros K. Kourkoulis, Evangelia Ganniari-Papageorgiou, Restoring fragmented marble epistyles: Some critical points, pp. 420-429
  • Chang-Jun Kim, Wi Sung Yoo, Ung-Kyun Lee, Ki-Jun Song, Kyung In Kang, Hunhee Cho, An experience curve-based decision support model for prioritizing restoration needs of cultural heritage, pp. 430-437
  • Wei Yan, Ajit Behera, Pankaj Rajan, Recording and documenting the chromatic information of architectural heritage, pp. 438-451
  • Marcello Carrozzino, Massimo Bergamasco, Beyond virtual museums: Experiencing immersive virtual reality in real museums, pp. 452-458
  • Anna Anzani, Luiga Binda, Alberto Carpinteri, Stefano Invernizzi, Guiseppe Lacidogna, A multilevel approach for the damage assessment of Historic masonry towers, pp. 459-470
  • Francesca Becherini, Adriana Bernardi, Elisa Frassoldati, Microclimate inside a semi-confined environment: Valuation of suitability for the conservation of heritage materials, pp. 471-476
  • Agnès Lattuati-Derieux, Jean-Philippe Echard, Sylvie Thao-Heu, Bertrand Lavédrine, Analysis of a varnish applied by Nicéphore Niépce to make a print used for photographic purpose transparent, pp. 477-481
  • Zhu Tiequan, Wang Changsui, Wang Hongmin, Mao Zhenwei, The preliminary study on kiln identification of Chinese ancient Qingbai wares by ICP-AES, pp. 482-486
  • Olivier Schalm, Ine De Raedt, Joost Caen, Koen Janssens, A methodology for the identification of glass panes of different origin in a single stained glass window: Application on two 13th century windows, pp. 487-492
  • Julio M. del Hoyo-Meléndez, Marion F. Mecklenburg, A survey on the light-fastness properties of organic-based Alaska Native artifacts, pp. 493-499

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conservação de obras de arte decorativas

Acabou de ser disponibilizado online o seguinte livro:

Investigación y conservación de obras de arte oriental del Museo Nacional de Artes Decorativas, Madrid, Ministerio de Cultura, s/d.

Está, com acesso livre, aqui.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conservation Perspectives - The GCI Newsletter, vol. 25, n.º 2, 2010

Acabou de ser publicada a revista Conservation Perspectives - The GCI Newsletter, vol. 25, n.º 2, de 2010, do Getty Conservation Institute. É dedicada às superfícies arquitecturais decoradas. Está livremente disponível aqui.

Índice:

  • Leslie Rainer, The Conservation of Decorated Architectural Surfaces: Some Perspectives, pp. 5-10
  • Adrian Heritage, The Conservation of Decorated Architectural Surfaces: Challenges and Advances in Training, pp. 10-11
  • Francesca Piqué, The Organic Materials in Wall Paintings Project, pp. 12-14
  • Jeanne Marie Teutonico, MOSAIKON: A Strategic Regional Program for the Conservation of Mosaics in the Mediterranean, pp. 15-17
  • Lori Wong, In the Tomb of Tutenkhamen: A New Conservation Effort, pp. 18-19

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estudo microclimático de um claustro medieval

Há poucos dias foi colocado online o seguinte livro:

Juan A. Herráez, Estudio Microclimático del Claustro del Monasterio de Silos, Madrid, Ministerio de Cultura, 2009.

O volume está livremente disponível aqui.