segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conservação preventiva das áreas de exposição e reservas

Acabou de ser disponibilizada online a seguinte tese de mestrado com acesso livre:

Ana Andreia Alberto Lopes, Conservação Preventiva: Construção de Uma “Checklist” Aplicada Às Áreas de Exposição e Reservas, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2011.

Está aqui.

Resumo:

Pretendia-se criar uma ferramenta, apoiada em princípios e prioridades da conservação preventiva, que fizesse parte integrante das rotinas de trabalho dos Museus, com o intuito de facilitar, metodizar e orientar de uma forma prática e concisa o trabalho pelos funcionários responsáveis por esta área nos mesmos, assegurando assim a estabilidade do acervo museológico e as próprias funções do Museu descritas na Lei-Quadro dos Museus Portugueses: conservar, estudar, divulgar, e expor. Para este fim, optou-se por utilizar o formato de ?checklist? pois a sua estrutura ia de encontro aos objectivos que se pretendiam alcançar. Refira-se que no âmbito do tema escolhido para a presente dissertação, apesar de terem sido encontradas algumas ?checklists? na área da conservação preventiva de bens museológicos, não foi encontrada nenhuma relativamente ao tema seleccionado, aumentando o interesse para a realização da mesma. Pretende-se criar uma ferramenta útil e ao mesmo tempo inovadora. Note-se que a finalidade deste trabalho não se prenderá com a análise e diagnóstico de uma determinada colecção de um Museu relativamente à identificação dos riscos específicos a que a colecção está sujeita, mas antes a criação de um guia para o/os responsável/eis pelo acervo museológico, reunindo na mesma lista todas as tarefas essenciais e indispensáveis a realizar nas áreas de exposição e reservas, aquando das inspecções de rotina e monitorização praticadas pelos mesmos. Para a construção da ?checklist? não foi usada nenhuma outra anteriormente realizada. Esta foi construída através da análise e estudo da bibliografia referente aos principais factores de deterioração que afectam as colecções dos Museus, a própria colecção e o edifício que a alberga. Mais, tendo em conta que a bibliografia em língua portuguesa sobre conservação preventiva é escassa e poucos são os museus e outras instituições que dispõem de publicações especializadas em língua estrangeira, pretende-se que a ?checklist? proposta na presente dissertação seja encarada como um manual de fácil acesso e compreensão, através de uma linguagem objectiva, servindo de apoio a estudantes e àqueles que tenham de tomar decisões nesta área, evidenciando e explanando os aspectos de maior relevância na área da conservação preventiva.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Monumentos sob ameaça

Acabou de ser publicado o vol. 63, n.º 7-8, de 2011, da revista Environmental Earth Sciences. Trata-se de um número temático, organizado por Siegfried Siegesmund e J. Ruedrich, com o título “Monuments under Threat: Environmental Impact, Preservation Strategies and Natural Stone Recourses”.

A revista, com acesso condicionado, está aqui. No entanto, um número significativo de artigos tem acesso livre.

Índice:

  • Siegfried Siegesmund, Joerg Ruedrich, Monuments under threat: environmental impact, preservation strategies and natural stone recourses, pp. 1413-1414
  • P. Warke, B. Smith, E. Lehane, Micro-environmental change as a trigger for granite decay in offshore Irish lighthouses: implications for the long-term preservation of operational historic buildings, pp. 1415-1431
  • Velichka Kontozova-Deutsch, Carolina Cardell, Maja Urosevic, Encarnación Ruiz-Agudo, Felix Deutsch, René Van Grieken, Characterization of indoor and outdoor atmospheric pollutants impacting architectural monuments: the case of San Jerónimo Monastery (Granada, Spain), pp. 1433-1445
  • C. Thomachot-Schneider, M. Gommeaux, G. Fronteau, C. Oguchi, S. Eyssautier, B. Kartheuser, A comparison of the properties and salt weathering susceptibility of natural and reconstituted stones of the Orval Abbey (Belgium), pp. 1447-1461
  • Enrica Balboni, Rosa Espinosa-Marzal, Eric Doehne, George Scherer, Can drying and re-wetting of magnesium sulfate salts lead to damage of stone?, pp. 1463-1473
  • E. Ruiz-Agudo, B. Lubelli, A. Sawdy, R. van Hees, C. Price, C. Rodriguez-Navarro, An integrated methodology for salt damage assessment and remediation: the case of San Jerónimo Monastery (Granada, Spain), pp. 1475-1486
  • P. López-Arce, R. Fort, M. Gómez-Heras, E. Pérez-Monserrat, M. Varas-Muriel, Preservation strategies for avoidance of salt crystallisation in El Paular Monastery cloister, Madrid, Spain, pp. 1487-1509
  • Carlos Alves, Carlos Figueiredo, António Maurício, Maria Braga, Luís Aires-Barros, Limestones under salt decay tests: assessment of pore network-dependent durability predictors, pp. 1511-1527
  • D. Benavente, S. Sanchez-Moral, A. Fernandez-Cortes, J. Cañaveras, J. Elez, C. Saiz-Jimenez, Salt damage and microclimate in the Postumius Tomb, Roman Necropolis of Carmona, Spain, pp. 1529-1543
  • Joerg Ruedrich, Tobias Bartelsen, Reiner Dohrmann, Siegfried Siegesmund, Moisture expansion as a deterioration factor for sandstone used in buildings, pp. 1545-1564
  • Timothy Wangler, Alisa Stratulat, Philippa Duffus, Jean Prévost, George Scherer, Flaw propagation and buckling in clay-bearing sandstones, pp. 1565-1572
  • J. Ruedrich, D. Kirchner, S. Siegesmund, Physical weathering of building stones induced by freeze–thaw action: a laboratory long-term study, pp. 1573-1586
  • J. Ruedrich, D. Kirchner, S. Siegesmund, Physical weathering of building stones induced by freeze–thaw action: a laboratory long-term study, pp. 1573-1586
  • P. Vázquez, S. Siegesmund, F. Alonso, Bowing of dimensional granitic stones, pp. 1603-1612
  • B. Szemerey-Kiss, Á. Török, Time-dependent changes in the strength of repair mortar used in the loss compensation of stone, pp. 1613-1621
  • Richard Prikryl, Zuzana Weishauptová, Miroslava Novotná, Jirina Prikrylová, Aneta Št’astná, Physical and mechanical properties of the repaired sandstone ashlars in the facing masonry of the Charles Bridge in Prague (Czech Republic) and an analytical study for the causes of its rapid decay, pp. 1623-1639
  • Silva, T. Cruz, M. Paiva, A. Candeias, P. Adriano, N. Schiavon, J. Mirão, Mineralogical and chemical characterization of historical mortars from military fortifications in Lisbon harbour (Portugal), pp. 1641-1650
  • Aneta Štastná, Richard Prikryl, Alena Cerníková, Comparison of quantitative petrographic, stable isotope and cathodoluminescence data for fingerprinting Czech marbles, pp. 1651-1663
  • Cornelius Fischer, Stephan Kaufhold, Wanja Wedekind, Reiner Dohrmann, Volker Karius, Siegfried Siegesmund, Weathering of <i>Fruchtschiefer</i> building stones: mineral dissolution or rock disaggregation?, pp. 1665-1676
  • Pereira de Oliveira, J. de la Rosa, A. Miller, C. Saiz-Jimenez, A. Gómez-Bolea, M. Sequeira Braga, A. Dionísio, An integrated approach to assess the origins of black films on a granite monument, pp. 1677-1690
  • Smith, S. McCabe, D. McAllister, C. Adamson, H. Viles, J. Curran, A commentary on climate change, stone decay dynamics and the ‘greening’ of natural stone buildings: new perspectives on ‘deep wetting’, pp. 1691-1700
  • Christine Hallmann, Jörg Rüdrich, Matthias Enseleit, Thomas Friedl, Michael Hoppert, Microbial diversity on a marble monument: a case study, pp. 1701-1711
  • Christine Hallmann, Diana Fritzlar, Lorena Stannek, Michael Hoppert, Ascomycete fungi on dimension stone of the “Burg Gleichen”, Thuringia, pp. 1713-1722
  • Marie-Françoise André, Bruno Phalip, Olivier Voldoire, Franck Vautier, Yves Géraud, Mhammed Benbakkar, Christophe Constantin, Fabienne Huber, Gilles Morvan, Weathering of sandstone lotus petals at the Angkor site: a 1,000-year stone durability trial, pp. 1723-1739
  • Kurt Heinrichs, Bernd Fitzner, Assessment of weathering damage on the Petroglyphs of Cheonjeon-ri, Ulsan, Republic of Korea, pp. 1741-1761
  • Heidrun Stück, Siegfried Siegesmund, Jörg Rüdrich, Weathering behaviour and construction suitability of dimension stones from the Drei Gleichen area (Thuringia, Germany), pp. 1763-1786
  • Wanja Wedekind, Joerg Ruedrich, Siegfried Siegesmund, Natural building stones of Mexico–Tenochtitlán: their use, weathering and rock properties at the Templo Mayor, Palace Heras Soto and the Metropolitan Cathedral, pp. 1787-1798
  • B. Graue, S. Siegesmund, B. Middendorf, Quality assessment of replacement stones for the Cologne Cathedral: mineralogical and petrophysical requirements, pp. 1799-1822
  • Joerg Ruedrich, York Rieffel, Stephan Pirskawetz, Holger Alpermann, Ute Joksch, Christoph Gengnagel, Frank Weise, Rudolph Plagge, Jianhua Zhao, Siegfried Siegesmund, Development and assessment of protective winter covers for marble statuaries of the Schlossbrücke, Berlin (Germany), pp. 1823-1848
  • J. Cassar, M. Galea, R. Grima, K. Stroud, A. Torpiano, Shelters over the Megalithic Temples of Malta: debate, design and implementation, pp. 1849-1860
  • Zuzana Varilová, Richard Prikryl, Václav Cílek, Pravcice Rock Arch (Bohemian Switzerland National Park, Czech Republic) deterioration due to natural and anthropogenic weathering, pp. 1861-1878
  • Manuela Morales Demarco, Pedro Oyhantçabal, Karl-Jochen Stein, Siegfried Siegesmund, Black dimensional stones: geology, technical properties and deposit characterization of the dolerites from Uruguay, pp. 1879-1909
  • S. Mosch, D. Nikolayew, O. Ewiak, S. Siegesmund, Optimized extraction of dimension stone blocks, pp. 1911-1924

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Curadoria como possível estratégia de conservação da arte contemporânea?

Acabou de ser colocada online com acesso livre a seguinte tese de mestrado:

Mariana Moraes Leitão Camarate de Campos, Conservação na Arte Contemporânea. Curadoria Como Possível Estratégia de Conservação? Estudo de Duas Obras Apresentadas na Exposição Alternativa Zero, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2011.

Está aqui.

Resumo:

A presente dissertação consiste numa reflexão sobre a actualização da ética da conservação face ao desenvolvimento dos meios de expressão artística na arte contemporânea. O uso deliberado de materiais efémeros juntamente com a importância dos aspectos intangíveis de determinadas obras contribuem em grande parte para as problemáticas que surgem neste campo das artes. Ao longo deste trabalho, a produção de documentação e a curadoria foram abordadas como importantes e possíveis estratégias de conservação. Foram ainda comparadas as funções do conservador e do curador e apresentados dois casos práticos de estudo de obras expostas na Alternativa Zero de 1977, com razões de efemeridade distintas. Sobre estas duas obras foi produzida documentação através da informação recolhida, incluindo o depoimento dos artistas e a execução de fichas esquemáticas que podem permitir uma possível reconstrução ou reinstalação das mesmas em futuras exposições.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Património Estudos, n.º 11, 2011

Ao fim de alguns anos de interrupção, acabou de ser publicada pelo IGESPAR a revista Património Estudos, n.º 11, de 2011.

Índice:

  • João Pedro Cunha Ribeiro, O museu do Côa e a arte paleolítica ao ar livre um património único, de todos e para todos, p. 5
  • Fernando Real, Do parque arqueológico ao museu do Côa: do conceito a execução, p. 11
  • Lúcia Gonçalves de Brito, Um museu na paisagem, p. 21
  • Maria Teresa Cruz, Comunicação, cultura e arte: a comunicação do património mundial no museu do Côa, p. 26
  • Guilherme d'Oliveira Martins, Património cultural memória e criação em diálogo, p. 31
  • Beatriz Sanjuán Ballano, Información = cultura mapas patrimoniales para ir de los medios a las mediaciones, p. 36
  • Rita Theriaga Gonçalves, Reflexões sobre a salvaguarda do património paisagístico, p. 42
  • Isabel Raposo de Magalhães, O património e a sua sobrevivência: riscos e prevenção, p. 48
  • Artur Côrte-Real, Valorização do mosteiro de santa Clara-a-velha de Coimbra. Passado e contemporaneidade... Do projecto à fruição. Balanço de uma intervenção, p. 55
  • Lígia Inês Gambini, Museologia (quase) do feminino: o programa museológico do mosteiro de santa Clara-a-velha, p. 62
  • Fernando Marques, Carla Simões, Valorização do mosteiro de santa Clara-a-velha em Coimbra. Intervenções de conservação e restauro da igreja e claustro, p. 68
  • João Seabra Gomes, Reabilitação e adaptação do antigo convento do Santíssimo Sacramento, em Lisboa, p. 80
  • Maria Magalhães Ramalho, Arqueologia da arquitectura no convento do santíssimo sacramento - primeiros resultados, p. 86
  • Irene Frazão, Fátima de Llera, Belany Barreiros, Telma Teixeira, Convento do sacramento - o restauro do património integrado da igreja e sacristia, p. 90
  • Célia Ramos, O órgão do mosteiro de Santa Maria de Arouca. Personificação barroca, p. 100
  • Gerhard Doderer, O órgão do mosteiro de Santa Maria de Arouca, p. 105
  • Gerhard Grenzmg, La restauraciõn del órgano del monasterio de Arouca, p. 113
  • Bárbara Coutinho, MUDE. Para uma nova forma de viver o património, p. 119
  • José Manuel Simões, Património, território e turismo, p. 123
  • Bruno Ramos, Aldeias do xisto uma paisagem cultural, p. 133

terça-feira, 12 de julho de 2011

Restaurator, vol. 32, n.º 2, 2011

Acabou de ser publicada a revista Restaurator, vol. 32, n.º 2, de 2011.

Índice:

  • Joe Iraci, The Cold Storage of CD, DVD, and VHS Tape Media, pp. 81-109
  • José Luiz Pedersoli, Frank. J. Ligterink, Maarten van Bommel, Non-Destructive Determination of Acetic Acid and Furfural in Books by Solid-Phase Micro-extraction (SPME) and Gas Chromatography-Mass Spectrometry (GC/MS), pp. 110-134
  • Sarah Neate, Sandrine Decoux, Mark Pollard, An Investigation of the Extent and Causes of Salt Migration in the Papyrus and Related Collections in the Bodleian Library, pp. 135-159
  • Ernst Becker, Manuela Reikow-Räuchle, Gerhard Banik, A New Mass Scale Surface Cleaning Technology for Collections of Historical Maps, pp. 160-191

segunda-feira, 11 de julho de 2011

e-Conservation, n.º 20, 2011

Acabou de ser publicada a revista digital e-Conservation, n.º 20, de 2011. Está disponível aqui com acesso livre.

Além das habituais crónicas, recensões e notícias, contém os seguintes estudos:

  • Betlem Martínez, Trinidad Pasíes, Maria Amparo Peiró, Reversibility and Minimal Intervention in the Gap-filling Process of Archaeological Glass, p. 40
  • Carmen Bermúdez Sánchez, Giuseppe Cultrone, Lucía Rueda Quero, Methods of Analysis Used in Ceramics as an Effective Procedure in the Conservation of Terracotta Sculptures, p. 56
  • Maria Bostenaru, Destruction: the Impact of Catastrophic Events on Architecture Safeguarding the Memory of Ruins by Photography, p. 67
  • Sofia Gomes, Documentation of Contemporary Art: The Case Study of a Private Collection, p. 82

Um tratado medieval de pintura

Acabou de ser publicado o seguinte livro:

Mark Clarke, Mediaeval Painters' Materials and Techniques. The Montpellier Liber diversarum arcium, London, Archetype Publications, 2011.

Da apresentação:

The anonymous Montpellier Liber diversarum arcium (‘Book of Various Arts’) contains the most complete set of instructions in the craft of medieval painting to have survived to the present day. Its comprehensive summary of the state of the art of painting in the workshops of the fourteenth century will be of great interest to art historians, conservators and historians of artists’ technology.

This long-overlooked manuscript provides a complete practical painting course: drawing, water-based tempera, oil and fresco. It includes painting on manuscripts, panels, sculptures and walls, but also painting on glass and ceramics. Instructions are given for the preparation of materials such as pigments and media, and also for their application and modelling, as well as for gilding and other useful techniques.

The range of knowledge displayed is remarkable with nearly six hundred recipes, two-thirds of which are unique to this manuscript. Furthermore it demonstrates that when the van Eycks and their contemporaries transformed painting in the fifteenth century, they did so using materials and techniques of oil painting that already existed.

This volume contains the first ever published translation of the Liber diversarum arcium together with an extensive technical and historical commentary.

Índice:

  • Introduction
    • The content of the Liber diversarum arcium: a systematic course in painting
    • Discovery and reception of the Liber diversarum arcium
    • The importance of the Liber diversarum arcium for technical art history
    • Table of contents of the Liber diversarum arcium
    • The organisation of this book
  • The formation of the Liber diversarum arcium
    • The Liber diversarum arcium in relation to other art-technological texts
    • The composing of the Liber diversarum arcium
    • The writing of Montpellier MS H 277
  • The Liber diversarum arcium and the state of the art of painting c.1200–1400
    • The general principles of mediaeval painting technology and technique
    • Beyond Theophilus: the Liber diversarum arcium and pre-Eyckian oil painting
  • Conclusions: peculiarities and purpose
    • MS H 277 and the Liber diversarum arcium: manuscript and text
    • Why the Liber diversarum arcium was composed
    • The value of the Liber diversarum arcium
    • Reliability and usefulness: texts as practical tools
    • Conclusions
  • Translation
    • Aims and principles of the Translation
    • English–Latin glossary
    • Translation
  • Commentary and discussion
    • The Liber diversarum arcium and the craft of fourteenth-century painting
  • Latin–English glossary
  • Edition: Latin text
    • Aims and principles of the Edition
    • An editing theory for mediaeval recipe texts
    • Abbreviations
    • Manuscripts
    • Hands
    • Dictionaries
    • Latin text
  • Appendices
    • Codicology and context within MS H 277
    • Edition of Compendium artis picturae f. 26v
    • Text of De coloribus et mixtionibus
    • Zagan’s reworkings of Theophilus II.23
    • Subsequent history of MS H 277
    • Guillaume Libri
    • Concordance of Theophilus chapter numbers in different editions
    • Other mediaeval technical recipe manuscripts in Montpellier
    • Modern references to the Liber diversarum arcium
  • Bibliography
    • Manuscripts cited
    • Printed works

sábado, 9 de julho de 2011

Patrimonio Cultural de España, n.º 5, 2011

Acabou de ser disponibilizada online a revista Patrimonio Cultural de España, n.º 5, de 2011. O tema principal é “Patrimonio y educación”.

Está aqui com acesso livre.

Índice

  • Olaia Fontal Merillas, El patrimonio en el marco curricular español, p. 21
  • José María Cuenca López, Jesús Estepa Jiménez, Myriam José Martín Cáceres, El patrimonio cultural en la educación reglada, p. 45
  • Neus González-Monfort, La presencia del patrimonio cultural en los currícula de educación infantil, primaria y secundaria obligatoria en España, p. 59
  • M.a Ángeles Querol, El patrimonio cultural en las universidades españolas: no sólo una cuestión de tiempo, p. 75
  • Ángel de Juanas Oliva, Ángel Luis González Olivares, Alejandro Almazán Peces, El patrimonio cultural desde el ámbito no formal de la Pedagogía y Educación Social. Estrategias socioeducativas para trabajar el desarrollo cultural en poblaciones específicas, p. 91
  • Roser Calaf Masachs, Miguel Ángel Suárez Suárez, Aprender en museos y espacios de patrimonio, p. 109
  • Héctor del Barrio Alvarellos, M.a Jesús Cabrera Bravo, Belén Soguero Mambrilla, María Azcona Antón, Un lugar distinto donde aprender. La experiencia educativa de dos museos de la Subdirección General de Museos Estatales, p. 121
  • Jacinto Montenegro Valenzuela, El museo como instrumento en la didáctica del patrimonio, p. 137
  • Carmen Pérez García, Manel Alagarda Carratalà, La educación como medida de protección del patrimonio cultural. Ampliación del concepto de conservación preventiva, p. 151
  • Luisa Irazú López Campos, La educación patrimonial como herramienta de conservación del patrimonio. El Programa Patrimonio Joven del Ministerio de Cultura, p. 167
  • Carméla Quin, UNESCO World Heritage Education, p. 179
  • José Manuel Argilés, Amparo Gómez-Pallete, Clara María Gómez Pineda, Cooperación internacional para la educación en valores patrimoniales. La experiencia de la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, p. 195
  • Dirección General de Patrimonio Cultural del Gobierno de Aragón, Los Parques Culturales de Aragón como instrumento del modelo educativo en relación con el Patrimonio Mundial, p. 207
  • Victoria Chamorro Martínez, M.a Luz Díaz Guerrero, Desarrollando nuevas miradas hacia nuestro patrimonio. La Alhambra Educa, p. 223
  • M.a Isabel Deu del Olmo, Gloria Rosado Orbañanos, Sandra Rey Capel, Cristina Rodas Torres, Gabriel M.a Fernández Ahumada, Ciudades Educadoras: la guía educativa Ceuta te enseña, p. 243
  • Rosario Pérez, Programas educativos y de formación de la Dirección General de Patrimonio Histórico de la Comunidad de Madrid, p. 261
  • Carmen Rodríguez Guerrero, Una mirada al patrimonio cultural de las instituciones educativas, p. 275
  • Valentín Berriochoa Sánchez-Moreno, José Miguel Merino de Cáceres, Pedro Navascués Palacio, La restauración del claustro de la catedral de Toledo, p. 299
  • Eulalio Pozo Rodríguez, Rebeca Benito Lope, Los grandes formatos en soporte papel: una aproximación a través de la experiencia del IPCE, p. 317
  • M.a Dolores Fúster Sabater, Marisa Gómez, Investigación y restauración de una cruz procesional del Museo Arqueológico Nacional, p. 329
  • Alfonso Muñoz Cosme, Carmen Hidalgo Brinquis, El Arca de Instrumentos Matemáticos de Carlos II. Origen, contenido, restauración y relación con la Arquitectura, p. 351
  • M.a Isabel Herráez Martín, Margarita B. Acuña García, Restauración y conservación de una bolsa de esparto y un textil de lino de la Edad del Bronce. Enterramiento infantil de Monte Bolón en Elda (Alicante), p. 369

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cem mil acessos

Já há alguns dias que o blogue, segundo o contador do Sitemeter, ultrapassou a barreira dos cem mil acessos. De acordo com esse contador, todas as páginas que um utilizador vê contam apenas como um único acesso até que haja uma interrupção superior a 30 minutos.

Durante estes quatro anos e meio, desde que comecei o blogue em Dezembro de 2006, foram aqui divulgados, entre outras coisas, várias centenas de publicações directa ou indirectamente relacionadas com o estudo laboratorial, os aspectos materiais e a conservação e restauro de obras de arte. Nalguns casos noticiei apenas a saída dessas publicações, mas em muitos casos, talvez na maioria, dei conta da sua disponibilização na internet com acesso livre. No total, o número de notas é de 770, das quais 159 dedicadas a teses, 277 a livros e 194 a revistas.

Há poucas semanas, as notas aqui saídas começaram a ser anunciadas no Facebook (http://www.facebook.com/ciarte).

Em 2010 o blogue teve 24 mil acessos, ou seja uma média de 66 acessos por dia. Em 2011 a média diária é, até agora, de 83. Num contexto geral são números insignificantes, mas considerando as características especializadas do blogue julgo que não são maus ainda que fiquem aquém do que esperava. É que como em tempos já disse publicamente, julgo que os conservadores e futuros conservadores, no conjunto, podiam aproveitar mais a informação aqui disponibilizada. Aliás, por várias razões, parece-me que são mais os historiadores do que os conservadores a aceder ao blogue. Basta dizer que os termos de pesquisa no Google e outros motores de pesquisa que mais visitantes têm trazido ao blogue são, por ordem decrescente, “Viollet le Duc”, “obras de Leonardo da Vinci” e “teoria das cores de Goethe”.

A maior parte dos acessos tem origem em Portugal (39 %), Brasil (37 %), Espanha (7 %) e México (2 %).

terça-feira, 5 de julho de 2011

A radiografia aplicada ao estudo de objectos históricos de metal

Acabou de ser livremente disponibilizado o seguinte livro:

Tomás Antelo, Miriam Bueso, Araceli Gabaldón, Antonio Martín Costea, La Técnica Radiográfica en los Metales Históricos, Madrid, Ministerio de Cultura, 2010.

Está aqui.

Junto está igualmente a versão em inglês.

Índice:

  • Introducción  15
  • La técnica radiográfica y protocolo de actuación en el Instituto del Patrimonio Cultural de España  17
  • Elenco de piezas y su interpretación radiográfica  41
    • Puntas de lanza  43
    • Hachas de talón y dos anillas  47
    • Valva de molde para hacha de talón y dos anillas  51
    • Tarro tartésico  55
    • Puñal votivo  59
    • Torques  63
    • Espada  67
    • Tenazas  71
    • Baco  75
    • Espada  79
    • Placa de Botorrita  83
    • Escultura denominada Doríforo  87
    • Estuche médico  91
    • Bronce de Bembibre  95
    • Missorium  99
    • Broche de cinturón  103
    • Espada llamada Tizona  107
    • Relicario  111
    • Casco  115
    • Matrimonio desigual  119
  • Relación de discontinuidades en imágenes radiográficas de objetos metálicos con valor histórico-artístico  125
  • Sirvan de ejemplo  131
  • Bibliografía  141