terça-feira, 24 de julho de 2012

O tratado de pintura de Alberti



A seguinte tradução do tratado de pintura de Leon Battista Alberti está disponível online com acesso livre:

Leon Battista Alberti, On Painting, tradução e notas de John R. Spencer, New Haven, Yale University Press, 1956.

Está aqui.

Os pigmentos dos artistas e as suas propriedades químicas e físicas



O seguinte livro está disponível na internet com acesso livre:

F. W. Weber, Artists' Pigments. Their chemical and physical properties, New York, D. Van Nostrand Company, 1923.

Está aqui.

Investigação e conservação de ligas metálicas



O seguinte livro, de que já em tempos tinha aqui dado notícia, foi há pouco disponibilizado online com acesso livre:

Armando Coelho Ferreira da Silva, Paula Menino Homem (ed.), Ligas Metálicas. Investigação e conservação, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008.

Está aqui.

Materiais e métodos de escultura



O seguinte livro está disponível online com acesso livre:

Jack C. Rich, The Materials and Methods of Sculpture, New York, Oxford University Press, 1947.

Está aqui.

Índice:

1. The Anatomy of Sculpture
2. The Plastic Earths
3. Plastic Wax
4. Plaster of Paris
5. Casting
6. Metal
7. Surface Treatment of Metals
8. Stone
9. Sculpture in Stone
10. Wood
11. Other Sculptural Materials
Appendix, 359

Comparação de acrílicos e silicatos para a consolidação de cerâmica arqueológica



A seguinte tese de mestrado foi disponibilizada online:

Maria Margarida de Sousa dos Santos, Cerâmica Arqueológica, Estudo Comparativo da Eficácia Inicial de Dois Consolidantes – Polímero Acrílico e Silicato de Etilo, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.

Está aqui, com acesso livre.

Resumo:

É frequente, em peças de cerâmica arqueológica, o aparecimento de fenómenos de desagregação. Para a conservação deste material há a necessidade de aplicação de produtos que aumentem a sua coesão e resistência mecânica. Dado existirem poucos trabalhos científicos sobre o desempenho de consolidantes alternativos, a utilizar em cerâmica arqueológica, sentiu-se a necessidade de desenvolver um trabalho laboratorial sobre essa temática. Assim, efectuou-se o estudo comparativo de avaliação da eficácia inicial de dois produtos comerciais, o Tegovakon V® e o Paraloid B-72®, como consolidantes. Foram utilizados provetes (sãos) em cerâmica vermelha cozida a 980 °C. Os consolidantes foram aplicados por imersão total e por pincelagem. A cerâmica foi caracterizada por DRX e os consolidantes por FTIR. A micro-estrutura da cerâmica foi caracterizada, antes e após a consolidação, por MEV-EDE, PM e µ-CT. A eficácia inicial do processo de consolidação foi avaliada através de uma série de ensaios laboratoriais, nomeadamente: porosidade acessível à água, absorção de água por capilaridade, velocidade de propagação de ondas longitudinais, resistência à compressão pontual, ângulo de contacto, tempo de absorção da micro-gota e caracterização colorimétrica. A consolidação é um procedimento que interfere nas propriedades físicas e comportamentais da cerâmica intervencionada. Essas alterações nas propriedades da cerâmica são função do consolidante e do método de aplicação. Nos provetes consolidados, por imersão, com Tegovakon V® verificou-se a redução de 62% da porosidade e 98% da capilaridade, o aumento de 4,8% da resistência mecânica e a alteração de ?? de aproximadamente 7,7. Nos provetes consolidados, por imersão, com Paraloid B-72® verificou-se a redução de 4,5% da porosidade e 87% da capilaridade e o aumento de 4,5% da resistência mecânica. A alteração de ??, aproximadamente 12, foi superior nos provetes consolidados por pincelagem. Com base nestes resultados podemos afirmar que o consolidante que apresenta melhor desempenho, no que diz respeito à eficácia inicial, é o Tegovakon V® aplicado por imersão.

Studies in Conservation, vol. 57, n.º 3, 2012

Acabou de ser publicada a revista Studies in Conservation, vol. 57, n.º 3, de 2012.

Índice:

  • Alessandro Zucchiatti, Aurelio Climent Font, Maria Clelia Galassi, PIXE and IRR analysis of sixteenth-century ink drawings by Luca Cambiaso and his school, pp. 131-141
  • Doris E. Couture-Rigert, P. Jane Sirois, Elizabeth A. Moffatt, An investigation into the cause of corrosion on indoor bronze sculpture, pp. 142-163
  • Kenta Higashijima, Chiaki Hori, Kiyohiko Igarashi, Toshiharu Enomae, Akira Isogai, First aid for flood-damaged paper using saltwater: The inhibiting effect of saltwater on mold growth, pp. 164-171
  • Iris Kapelouzou, The inherent sharing of conservation decisions, pp. 172-182
  • Anders G. Nord, Kate Tronner, Karin Björling Olausson, rling, Copper vanadate minerals found in mediaeval mural paintings, pp. 183-186

Casos e problemas de conservação e restauro de pinturas e esculturas



Foi há pouco publicado o seguinte livro:

Pierre-Yves Kairis, Béatrice Sarrazin, François Trémolières (ed.), La Restauration des Peintures et des Sculptures. Connaissance et Reconnaissance de l'Oeuvre, Paris, Armand Colin, 2012.

Índice:

  • Pierre-Yves Kairis, Béatrice Sarrazin, François Trémolières, Introduction : La restauration, connaissance et reconnaissance de l'oeuvre d'art, p. 17
  • Brigitte Bourgeois, Marbre blanc, taches de couleur. Polychromie et restauration de la sculpture grecque, p. 25
  • Noémie Étienne, Fenêtre ou miroir ? Quand le vernis définit le tableau (1750-1800), p. 43
  • Geneviève Bresc-Bautier, Les " restaurations " d'Alexandre Lenoir au musée des Monuments français, p. 53
  • Delphine Steyaert, La restauration de la sculpture médiévale vue par la Gilde de Saint-Thomas et de Saint-Luc (1863-1913), p. 67
  • Emmanuelle Mercier, La polychromie en tant que "version" de la sculpture. Lecture et restauration de la statuaire mosane médiévale, p. 85
  • Benoît Mille, Dominique Robcis, Le cas des grands bronzes antiques. Étudier pour restaurer ou restaurer pour étudier ?, p. 101
  • Myriam Serck-Dewaide, Identification des techniques et matériaux de l'illusion baroque, p. 117
  • Georges Brunel, Michel Hochmann, Anne Lepage, Tintoret : la Cène de l'église Saint-François-Xavier à Paris, p. 135
  • Hélène Dubois, Confrontation du Connoisseurship et de l'approche technique autour de Rubens. Reprises de finition et reprises d'expression dans les peintures monumentales rubéniennes, p. 151
  • Hélène Bonneau-Garcia, Isabelle Cabillic, Élisabeth Grall, Agnès Malpel, Juliette Mertens, Sigrid Mirabaud, La restauration de la Crucifixion de Jordaens du musée des Beaux-Arts de Rennes. Enjeux historique, esthétique et scientifique, p. 173
  • Pierre Curie, Florence Delteil, Isabelle Leegenhoek, Restaurer un tableau " intouchable " : Abraham et Melchisédech de Rubens au musée des Beaux-Arts de Caen, p. 187
  • Frédéric Cousinié, Le Christ mort de Philippe de Champaigne. Le lieu, l'art et la manière, p. 207
  • Anne le Pas de Sécheval, Autour de quelques tableaux de chevalet de Charles Le Brun. Réflexions et interrogations, p. 225
  • Morwena Joly, Élisabeth Martin, Nathalie Volle, À propos des recherches sur la technique de Watteau et des peintres des Fêtes galantes. Bilan et perspectives, p. 243
  • José de Los Llanos, La restauration d'un dessus-de-porte de François Boucher. Le Retour de chasse de Diane du musée Cognacq-Jay. Problématique d'un changement de format, p. 259
  • Susanna Caviglia, Eléna Duprez, Bertrand Rondot, La restauration du Cabinet des Fables de l'hôtel Dangé. Objet d'exposition et objet d'histoire, p. 269
  • Claire Barbillon, Catherine Chevillot, La couleur de l'oeuvre monochrome. À propos de La Tuerie de Préault, p. 297
  • Gilles Barabant, Pauline Helou-de La Grandière, Pierre Soulages. L'art et le métier, la restauration de Peinture, 130 x 165 cm, 18 avril 1959, p. 313
  • Catheline Périer-D'Ieteren, Restauration des peintures et diagnostic de l'historien de l'art, p. 335
  • Étienne Jollet, Le double regard. Analyse technique, approche poétique de l'oeuvre d'art visuel de la "querelle du coloris" à Cesare Brandi, p. 355
  • François Trémolières, Le faux comme problème pour une théorie de la restauration, p. 365
  • Michel Lefftz, Statues recyclées. Adaptations d'images anciennes à leur nouvelle fonction cultuelle (XIIIe-XVIIIe siècle), p. 379
  • Béatrice Sarrazin, Restaurer une ruine ? Le cas du Saint François mourant dans les bras d'un ange (Paris, musée du Louvre), p. 393

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Estudo do tesouro da Vidigueira



O seguinte livro, que teve origem noutra exposição, está disponível online com acesso livre:

Ana de Castro Henriques (ed.), Voyages. The Vidigueira Treasure, Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011.

Está aqui.

Índice:

  • Luisa Penalva, André Coutinho and the Vidigueira treasure, p. 3
  • Alexandra Curvelo, The commercial maritime routes and the Portuguese presence in Asia (16-17th centuries), p. 13
  • Pedro Lage Reis Correia, Jesuits and mendicants in East Asia. some considerations, p. 18
  • António Candeias, Belmira Maduro, The Vidigueira treasure. Conservation intervention and study, p. 21

Lacas orientais



O seguinte livro, que teve origem numa exposição, está disponível online com acesso livre:

Ana de Castro Henriques (ed.), Voyages. Namban and Other Lacquers, Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011.

Está aqui.

Índice:

  • Maria da Conceição Borges de Sousa, European lacquers, p. 4
  • António Candeias, José Carlos Frade, Material study of lacquered objects, p. 8
  • José Carlos Frade, Ulrike Körber, Asian lacquers. A crossroads between India and the Ryukyu islands, p. 10
  • Maria João Petisca, Chinese export lacquerware, p. 16
  • Margarida Cavaco, The namban stirrups of the Museu Nacional de Arte Antiga, p. 19

Dicionário de termos técnicos de arquitectura



O seguinte dicionário de termos de arquitectura, de início do séc. XX, está disponível na internet com acesso livre:

T. Lino d' Assumpção, Diccionario dos Termos d'Architectura, Lisboa, 1915.

Está aqui.

A superfície da escultura em pedra – técnicas e tratamentos



A seguinte tese de doutoramento está disponível na internet com acesso livre:

Olga Rodríguez Pomares, Técnicas y Acabados de Superficie sobre la Escultura en Piedra. Investigación Práctica con Tratamientos Químicos y Mecánicos en Mármol, Murcia, Universidad de Murcia, 2010.

Está aqui.

Resumo:

En esta Tesis Doctoral, perteneciente a las materias aplicadas y experimentales, se ha realizado un estudio de las diferentes técnicas y tratamientos de superficie de la escultura en piedra, con el fin de determinar las metodologías y los procesos utilizados por los artistas que han realizado de forma plástica, un acercamiento a los sistemas desarrollados en la investigación. Este estudio de las distintas etapas de la escultura, nos han servido como referencia para establecer modelos, que tras un análisis comparativo, han podido ser utilizados en posteriores aplicaciones prácticas, en un trabajo propio artístico. De esta forma, bajo una propuesta de estudio teórico del relieve, el grabado y la talla directa, hemos desarrollado una Metodología basada en la planificación y ejecución de unos ensayos con diferentes técnicas como el grabado con ácido, la incrustación del metal, transferencia e impresión digital UVI y la acción de la naturaleza y los procesos industriales.

Technè, n.º 35, 2012


Foi há pouco publicada a revista Technè, n.º 35, 2012. Este número é dedicado ao estudo da pintura de Rembrandt.

Índice:
  • Marie Lavandier, Éditorial, p. 3
  • Ashok Roy, Studying Rembrandt's Techniques at the National Gallery, London, p. 7
  • Jana Sanyova, Marie Postée, Karin Groen, Fonction de la farine de blé dans la préparation du Portrait de Nicolaes van Bambeeck de Rembrandt (Musées royaux des Beaux-arts de Belgique, Bruxelles). Approche expérimentale, p. 15
  • Elisabeth Ravaud, La Bethsabée au bain (1654): une apparente simplicité, p. 24
  • E. Melanie Gifford, Susanna P. Griswold, John K. Delaney, Rembrandt's Apostle Paul at the National Gallery of Art, Washington: evolution and alteration, p. 30
  • Petria Noble, Annelies van Loon, Matthias Alfeld, Koen Janssens, Joris Dik, Rembrandt and/or Studio, Saul and David, c.1655: visualising the curtain using cross-section analyses and X-ray fluorescence imaging, p. 36
  • Bruno Mottin, Myriam Eveno, Eric. Laval, Jacques Castaing, Avec les seules couleurs de la palette: L'Autoportrait au chevalet (1660), p. 47
  • Myriam Eveno, Eric Laval, Hélène Rousselière, Jacques Castaing, Apports de la fluorescence X et de la diffraction X à la connaissance de deux tableaux de Rembrandt, L'Autoportrait au chevalet et Les Pèlerins d'Emmaüs, p. 54
  • Biaise Ducos, Rembrandt tonal. L'art oriental et notre perception des œuvres rembranesques, p. 63
  • Pierre Curie, Isabelle Leegenhoeh, Les Pèlerins d'Emmaüs de Rembrandt (1648): une restauration très attendue, p. 66
  • Bruno Mottin, avec la collaboration de Myriam Eveno et Eric Laval, L'étude de laboratoire des Pèlerins d'Emmaüs (1648), p. 72
  • Clotilde Boust, Jean-Jacques Ezrati, La perception des couleurs des Pèlerins d'Emmaüs, avant et après restauration, p. 78
  • Isabelle Cabillic, Béatrice Lauwick, La restauration des Pèlerins d'Emmaüs en 1894 et du Portrait de jeune homme coiffé d'une large toque noire, dit Portrait de Titus en 1935, ou les " affaires Rembrandt ", p. 81
  • Isabelle Leegenhoek, José de los Llanos, La restauration de VAnesse du prophète Balaam du musée Cognacq-Jay (1626), p. 88
  • Sigrid Mirabaud, Isabelle Leegenhoek, Gilles Bastian, Le Christ en croix du Mas d'Agenais (1631): un cas rare de transposition de bois sur bois par Mortemard (1853), p. 95
  • Pierre Curie, Nathalie Pincas, Les Anges annonçant aux bergers la naissance du Christ de Govaert Flinck: une restauration riche d'enseignements, p. 102
  • Bruno Mottin, Béatrice Lauwick, Myriam Eveno, Eric Laval, Notes sur les tableaux de Rembrandt étudiés au C2RMF depuis 2005, p. 108
  • Wietske Donkersloot, The Rembrandt Database: an inter-institutional research resource for art-historical, technical and conservation documentation, p. 123