segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Gettens & Stout

Um dos livros que melhor ilustra o diálogo entre a ciência e a arte que se manifesta numa pintura é o clássico e incontornável Painting Materials. A Short Encyclopaedia, de Rutherford Gettens e George L. Stout, onde os pigmentos e os outros materiais utilizados em pintura são abordados segundo várias perspectivas que incluem os aspectos históricos, químicos e físicos. Editado pela primeira vez em 1942, pela Van Nostrand Company, começou por ser um conjunto de notas publicadas entre 1936 e 1941 nos Technical Studies in the Field of Fine Arts, uma revista que, de certa forma, a partir de 1952, foi continuada pelos Studies in Conservation. Graças à Dover Publications, desde 1966 tem sido alvo de numerosas reedições.

(Descobri agora que há uma edição do livro em japonês.)

A edição da Dover é de preço muito acessível, mas a edição da Van Nostrand, que entretanto caiu no domínio público, encontra-se disponível livremente na Internet. O seu endereço é o seguinte: http://www.archive.org/details/PaintingMaterial. Além do texto disponível em ficheiros .txt e .html, há reprodução em imagem em formato .djvu. Para visualização de um ficheiro desse tipo é necessário o visualizador que pode ser obtido gratuitamente em http://www.lizardtech.com/download/dl_options.php?page=viewers.

No mesmo site há um outro livro sobre temática semelhante: Maxmillan Toch, Materials For Permanent Painting, publicado em 1911. O endereço é o seguinte: http://www.archive.org/details/MaterialsForPermanentPainting.

Comentários:

Comentário de ricardo :

Muito bacana o conjunto de materiais!

grande abraço e obrigado pela colaboração.

Comentário de j.delgado rodrigues :

A quem se interessa por este tema gostaria de informar que o MFA (Museum of Fine Arts) de Boston, tem no seu site uma base de dados fabulosa - CAMEO - sobre este tema e muitos outros. Com a ajuda de outros colegas tenho estado a introduzir termos portugueses, pelo que já lá encontrarão bastantes. Se me fizerem chegar novos termos, em qualquer altura os introduzo. Cumprimentos.