O ensino do desenho na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro e o acervo do Museu D. João VI
Patricia Rita Cortelazzo, O ensino do desenho na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro e o acervo do Museu D. João VI, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2004
Este trabalho teve como objetivo analisar o ensino do desenho na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro no período compreendido entre o ano de 1826, quando têm início oficial as aulas da Academia, e o ano de 1851, com o fim da gestão de Félix Emile Taunay. Inicialmente examinamos a situação do ensino artístico nacional, no período que antecedeu a vinda da Família Real ao Brasil e como se dava, nessa época, o ensino do desenho nas Academias Européias de maior destaque. Em seguida, foram apresentadas as principais propostas que nortearam o trabalho dos alunos da Academia, apontando as disciplinas estudadas e a metodologia utilizada. Através das obras localizadas e catalogadas, foi feita uma breve análise das características do ensino do desenho sob influência da arte acadêmica.
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