terça-feira, 13 de março de 2007

Ciência com Arte no Museu de Física

O Sol do Pintor. Olhares Transversais

O Museu de Física da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro uniram esforços para contar uma história diferente: como Arte e Ciência se cruzaram ao longo da história para recriar e compreender a imagem do mundo.

Naquele que será para ambos os museus o maior evento do ano, ocupando todos os espaços do Museu de Física da UC, poderão ver-se, em diálogo, pinturas do Museu Nacional de Machado de Castro e instrumentos que pertenceram ao Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, a propósito da relação mais emotiva ou mais racional que o homem estabeleceu com o visível através dos séculos, numa viagem que recua até à Idade Média.

Objectos expostos e módulos interactivos, criados pelo Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra, darão pretexto à descoberta da interacção da luz com a matéria, percebida como cor e volume no espaço, a um tempo por artistas e cientistas.

A instalação 'Pontuação a três cores primárias', de Mariana Ramos, será o ponto de partida e chegada deste périplo, recordando que hoje como num passado pouco distante arte e ciência não viveram de costas voltadas.

A exposição decorre de 5 de Março a 21 de Abril.

(Contribuição de Gilberto Pereira, a quem agradeço.)

Comentários: