sábado, 17 de março de 2007

Pigmentos e pintura - Uma bibliografia breve: 1

Esta bibliografia tem como objectivo proporcionar um ponto de partida para o estudo dos pigmentos e dos aspectos materiais relacionados com a pintura, especialmente a pintura de cavalete. Por isso, de uma forma geral, as sugestões bibliográficas correspondem a livros e não a artigos, já que aqueles, por regra, proporcionam uma visão mais larga do que estes. Além dos estudos mais recentes, são igualmente considerados alguns livros que não só tiveram uma grande importância no passado mais recente como continuam a proporcionar hoje uma leitura muito interessante (não obstante a inevitável desactualização).

[Esta bibliografia tem origem na bibliografia que elaborei a propósito de um conjunto de 4 aulas sobre pigmentos e pintura que lecciono no Mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em colaboração com o Instituto Politécnico de Tomar.]

Plano:

  1. Geral
  2. Pigmentos
    1. Geral
    2. História
    3. Cor
    4. Física e Química
    5. Toxicidade
  3. Pintura
    1. Materiais e técnicas
    2. História dos materiais e das técnicas
    3. Os pigmentos e a pintura
    4. Alteração das pinturas
  4. Encontros
  5. Revistas

1. Geral

Laurie, A. P., The Painters Methods and Materials, New York, Dover Publications, 1967.

A edição original é de 1926, mas, não obstante a actualização de que necessita nalguns assuntos, trata de todos os aspectos relacionados com os pigmentos e a pintura num texto que se pode considerar de divulgação especializada. Além de utilizar a bibliografia disponível na ocasião, apresenta muitos dados em primeira mão, obtidos em experiências relativamente simples efectuadas pelo autor, nomeadamente a respeito de tópicos relacionados com a cor. É um clássico que continua a constituir uma leitura muito interessante – o que explica as numerosas reedições que tem conhecido.

Doerner, M., The Materials of the Artist and Their Use in Painting With Notes on The Techniques of the Old Masters, tradução de E. Neuhaus, San Diego, Harcourt Brace & Company, 1984.

Esta edição, pela primeira vez publicada em 1934, é a tradução em língua inglesa de um livro alemão, que teve a 1.ª edição em 1921, que se tornou num clássico e num livro muito influente. Se os capítulos dedicados aos materiais continuam a ser muito informativos, os capítulos dedicados à reconstituição das técnicas utilizadas pelos pintores no passado, que o autor faz, no essencial, a partir da sua actividade como pintor, estão, contudo, ultrapassados. No entanto, continua a ser incontornável pelos problemas que coloca.

Wehlte, K., The Materials and Techniques of Painting, tradução de U. Dix, New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1975.

Um livro muito completo e sistemático sobre os materiais (entre os quais os pigmentos) e as técnicas de pintura.

Mayer, R., The Harper Collins Dictionary of Art Terms and Techniques, edição de S. Sheehan, 2.ª ed., New York, Harper Perennial, 1991.

Mayer, R., Manual do Artista de Técnicas e Materiais, tradução de C. Nazareth, 2.ª ed., São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1999.

Dois livros, organizados de forma muito diferente, escritos por um químico que se dedicou à pintura. Frequentemente são usados como autoridade em questões de nomenclatura.

Labrune, G. (ed.), Connaissance de la Peinture. Courants, genres & movements picturaux, Paris, Larrousse, 2001.

Um dicionário muito mais geral, mas que presta esepcial atenção aos aspectos materiais.

Comentários: