terça-feira, 20 de março de 2007

Pigmentos e pintura - Uma bibliografia breve: 3

Plano:

  1. Geral
  2. Pigmentos
    1. Geral
    2. História
    3. Cor
    4. Física e Química
    5. Toxicidade
  3. Pintura
    1. Materiais e técnicas
    2. História dos materiais e das técnicas
    3. Os pigmentos e a pintura
    4. Alteração das pinturas
  4. Encontros
  5. Revistas

2. Pigmentos

2.3. Cor

Nassau, K., The Physics and Chemistry of Color. The fifteen causes of color, 2.ª ed., New York, John Wiley & Sons, 2001.

A obra de referência sobre a origem da cor. Obra geral, não especificamente sobre os pigmentos, tem, no entanto, algumas páginas dedicadas a estes.

Nassau, K., "The origins of color in minerals", American Mineralogist, 63(3), 1978, pp. 219-229.

Este artigo é uma versão muitíssimo resumida de algumas páginas do livro anterior, embora lhe seja anterior.

Disponível on-line em http://www.minsocam.org/msa/collectors_corner/arc/color.htm

Orna, M. V., "The Chemical Origins of Color", Journal of Chemical Education, 55(8), 1978, pp. 478-484.

Brill, T. B., "Why Objects Appear as They Do", Journal of Chemical Education, 57(4), 1980, pp. 259-263.

A origem da cor; a percepção da cor; a opacidade e a transparência. Os dois artigos estão disponíveis online, respectivamente, aqui e aqui [acesso condicionado].

Lamb, T.; Bourriau, J. (ed.), Colour: Art & Science, Cambridge, Cambridge University Press, 1995.

Várias abordagnes à cor segundo múltiplas perspectivas.

2.4. Física e Química

Orna, M. V.; Goodstein, M. P., Chemistry and Artists' Colors, 2.ª ed., New Rochelle, College of New Rochelle, 1993.

Uma sebenta que se inicia com os princípios mais básicos da química e da física relacionados com a cor.

Orna, M. V., "Chemistry and Artists' Colors. Part I. Light and color", Journal of Chemical Education, 57(4), 1980, pp. 256-258.

Orna, M. V., "Chemistry and Artists' Colors. Part II. Structural features of colored compounds", Journal of Chemical Education, 57(4), 1980, pp. 264-267.

Orna, M. V., "Chemistry and Artists' Colors. Part III. Preparation and properties of artists' pigments", Journal of Chemical Education, 57(4), 1980, pp. 267-269.

Série de três artigos que, de certa forma, constituem um resumo de alguns dos capítulos do livro anterior. Estão disponíveis online, respectivamente, aqui, aqui e aqui [acesso condicionado].

Lagorio, M. G., "Why do marbles become paler on grinding? Reflectance, spectroscopy, color, and particle size", Journal of Chemical Education, 81(11), 2004, pp. 1607-1611.

A cor e a granulometria. Disponível online aqui [acesso condicionado].

Smith, G. D.; Clark, R. J. H., "The role of H2S in pigment blackening", Journal of Cultural Heritage, 3(2), 2002, pp. 101-105.

Sobre o escurecimento dos pigmentos de chumbo e de cobre. Disponível online aqui [acesso condicionado].

Boon, J. J.; Boon, J. J.; Jaap van der Weerd; Jaap van der Weerd; J.R.J. van Asperen de Boer, "Imaging microspectroscopic, secondary ion mass spectrometric and electron microscopic studies on discoloured and partially discoloured smalt in crosssections of 16th century paintings", Chimia, 55(11), 2001, pp. 952-960.

Altavilla, C.; Ciliberto, E., "Decay characterization of glassy pigments: an XPS investigation of smalt paint layers", Applied Physics A: Materials Science & Processing, 79(2), 2004, pp. 309-314.

Spring, M.; Higgitt, C.; Saunders, D., "Investigation of pigment-medium interaction processes in oil paint containing degraded smalt", National Gallery Technical Bulletin, 26, 2005, pp. 56-70.

Três artigos recentes sobre a alteração do esmalte. O segundo está disponível online aqui [acesso condicionado].

Grout, R.; Burnstock, A., "A Study of the blackening of vermilion", Zeitschrift für Kunsttechnologie und Konservierung, 14(1), 2000, pp. 15-22.

Spring, M.; Grout, R., "The blackening of vermilion: an analytical study of the process in paintings", National Gallery Technical Bulletin, 23, 2002, pp. 50-61.

Cotte, M.; Susini, J.; Metrich, N.; Moscato, A.; Gratziu, C.; Bertagnini, A.; Pagano, M., "Blackening of Pompeian cinnabar paintings: X-ray microspectroscopy analysis", Analytical Chemistry, 78(21), 2006, pp. 7484-7492.

Três artigos recentes sobre a alteração do vermelhão. O último está disponível online aqui [acesso condicionado].

Dei, L.; Ahle, A.; Baglioni, P.; Dini, D.; Ferroni, E., "Green degradation products of azurite in wall paintings: identification and conservation treatment", Studies in Conservation, 43(2), 1998, pp. 80-88.

Kirby, J.; Saunders, D., "Fading and colour change of Prussian blue", National Gallery Technical Bulletin, 25, 2004, pp. 73-99.

Del Federico, E.; Shofberger, W.; Schelvis, J.; Kapetanaki, S.; Tyne, L.; Jerschow, A., "Insight into framework destruction in ultramarine pigments", Inorganic Chemistry, 45(3), 2006, pp. 1270-1276.

Disponível online aqui [acesso condicionado].

2.5. Toxicidade

Cruz, A. J., "O risco da arte. A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete", in A Conservação e o Restauro do Património - Riscos, Prevenção, Segurança, Ética, Lei, Lisboa, Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, 2002, pp. 27-41.

O texto está disponível on-line aqui.

Comentários: