quarta-feira, 21 de março de 2007

Pigmentos e pintura - Uma bibliografia breve: 4

Plano:

  1. Geral
  2. Pigmentos
    1. Geral
    2. História
    3. Cor
    4. Física e Química
    5. Toxicidade
  3. Pintura
    1. Materiais e técnicas
    2. História dos materiais e das técnicas
    3. Os pigmentos e a pintura
    4. Alteração das pinturas
  4. Encontros
  5. Revistas

3. Pintura

3.1. Materiais e técnicas

Garcia, P., Le Métier du Peintre, Paris, Dessain et Tolra, 1990.

“Dans cette ouvrage les peintres trouveront : la description complète de l’ensemble des matériaux qu’ils peuvent aujourd’hui utiliser, que ces matériaux soient très anciens ou très modernes ; l’explication du comportement et du rôle de tous ces matériaux ; la description de l’emble des techniques et des gestes qui permettent de mettre en oeuvre ces matériaux. L’ensemble des connaissances présentées, qu’elles se réfèrent à des matériaux et des techniques très modernes, aura souvent pour source le savoir des anciens peintres dont on a retrouvé bien des éléments à travers l’étude de leurs écrits”.Em relação a outras obras com título semelhante, este livro distingue-se, entre outros aspectos, pelo desenvolvimento dado aos assuntos e pela importância que atribui à tradição histórica, como fica claro do extracto anterior. Além disso, tem o grande interesse de apresentar ampla documentação fotográfica.

Rudel, J., Technique de la Peinture, 13.ª ed., Paris, PUF, 1999.

Volume da colecção “Que sais-je ?”, o principal objectivo do autor foi o seguinte: “Nous avons seulement voulu rappeler un certain nombre de bases fondamentales du métier pictural, saisies à travers le temps ou récemment mises en valeur, de manière à permettre une meilleure connaissance des problèmes picturaux qui assaillent le peintre”. Existe uma antiga tradução portuguesa.

3.2. História dos materiais e das técnicas

Bomford, D.; Roy, A., Colour, London, National Gallery Company, 2000.

“This Pocket Guide explores the ways in which artists have used colour, and describes the pigments characteristics of a particular period, the effect on colour of the painter’s chosen medium, and how the development of new pigments dramatically extended the palette. Optics, and the comparative merits of colour and drawing, have preoccupied painters for centuries, and the authors outline the major theories expounded in artists’ treatises. Detailed studies from across the National gallery’s Collection, from van Eyck to Seurat, provide vivid illustrations of the extraordinary variety of colour in the history of European painting.”

Thompson, D. V., The Materials and Techniques of Medieval Painting, New York, Dover Publications, Inc., 1956.

Embora a 1.ª edição date de 1936, este pequeno livro continua a constituir uma referência incontornável.

Existe uma edição disponível online. Ver informação aqui.

Bomford, D.; Kirby, J.; Roy, A.; Rüger, A.; White, R., Art in the Making. Rembrandt. New edition, London, National Gallery, 2006.

Bomford, D.; Dunkerton, J.; Gordon, D.; Roy, A., Italian Painting Before 1400, London, National Gallery Company Limited, 1989.

Bomford, D.; Kirby, J.; Leighton, J.; Roy, A., Art in the making. Impressionism, London, The National Gallery, 1990.

Estes três volumes constituem os catálogos de uma notável série de exposições realizadas na National Gallery, Londres, intitulada “Art in the Making”, série que teve como objectivo divulgar o lado material da pintura. Com esse objectivo, as obras eram expostas juntamente com os documentos laboratoriais que permitiram a identificação dos materiais e a reconstituição das técnicas de pintura empregues.

Dunkerton, J.; Foister, S.; Gordon, D.; Penny, N., Giotto to Dürer. Early Renaissance painting in The National Gallery, London, National Gallery Publications, 1991.

Dunkerton, J.; Foister, S.; Penny, N., Dürer to Veronese. Sixteen-Century Painting in the National Gallery, London, National Gallery Company, 1999.

Dois volumes (e únicos) de uma história da pintura, vista a partir da colecção da National Gallery, Londres, escrita numa perspectiva material.

McKim-Smith, G.; Andersen-Bergdoll, G.; Newman, R., Examining Velazquez, New Haven-London, Yale University Press, 1988.

Townsend, J., Turner's Painting Technique, 3.ª ed., London, Tate Publishing, 1999.

Hackney, S.; Jones, R.; Townsend, J. (ed.), Paint and Purpose. A study of technique in British art, London, Tate Gallery Publishng, 1999.

Van de Wetering, E., Rembrandt: The Painter at Work, Berkeley-Los Angeles-London, University of California Press, 2000.

Callen, A., The Art of Impressionism. Painting technique & the making of modernity, New Haven - London, Yale University Press, 2000.

Townsend, J. (ed.), William Blake. The Painter at Work, London, Tate Publishing, 2003.

Estes seis livros são excelentes exemplos de estudos da obra de um pintor ou de um estilo realizados com a intenção de revelar os materiais e as técnicas de pintura ou, de acordo com as palavras do subtítulo de dois volumes, com a intenção de mostrar o artista a trabalhar.

Crook, J.; Learner, T., The Impact of Modern Paints, London, Tate Gallery Publishing, 2000.

Sobre a especificidade da pintura contemporânea, nomeadamente no que diz respeito aos seus materiais.

3.3. Os pigmentos e a pintura

Hommes, M. E., Changing Pictures. Discoloration in 15th-17th century oil paintings, London, Archetype Publications Ltd., 2004.

Cruz, A. J., "Para que serve à história da arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?", Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 5, 2006, pp. 445-462.

3.4. Alteração das pinturas

Bomford, D., Conservation of Paintings, London, National Gallery Company, 1997.

Em algumas dezenas de páginas, que têm como principal objectivo apresentar vários tipos de problemas relacionados com a conservação de pinturas, também dá conta dos problemas de alteração de pinturas – ilustrados através de casos surgidos na colecção da National Gallery.

Nicolaus, K., Manual de Restauración de Cuadros, Köln, Könemann, 1999.

Embora se trate de um manual de conservação e restauro de pinturas, está recheado de exemplos de alterações de pinturas apresentados com recurso a uma abundante documentação fotográfica.

Emile-Mâle, G., Restauration de Peintures de Chevalet, Fribourg, Office du Livre, 1976.

Apresenta quadros sistemáticos sobre a alteração das pinturas de cavalete que são especialmente úteis.

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