sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A imagem não visível
Métodos laboratoriais de exame de pinturas

A ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal promove um curso sobre os métodos laboratoriais de exame de pinturas.

O curso pretende apresentar os fundamentos dos métodos de exame mais usados no estudo de pinturas – alguns dos quais facilmente acessíveis aos conservadores –, discutir o tipo de informações proporcionadas pelos mesmos e as suas limitações. Trata-se de métodos que podem ser úteis quer para o estudo das obras, quer para o esclarecimento de aspectos relacionados com o estado de conservação. Sempre que possível, os tópicos serão abordados a partir da discussão de casos reais. Entre estes poderão ser usados casos apresentados pelos formandos.

Com um total de 12 horas, decorrerá nos próximos dias 15 e 16 de Outubro no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

Mais informações aqui.

Comentários:

Anónimo :

Não estando directamente relacionado com o tópico, considerei ser esta a melhor forma de partilhar uma publicação periodica de conservação e restauro que se encontra on-line. Denomina-se Rescat e é o boletim do Centre de Restauració de Béns Mobles de Catalunya, situado em Barcelona.
Embora já existam 15 números, apenas se encontram disponíveis on-line o 14º e o 15º. O link é o seguinte:

http://cercador.gencat.net/cercador/AppJava/index.jsp?q=crbmc&site=

Com os melhores cumprimentos

Maria do Carmo Oliveira