quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Conservação do Conjunto Escultórico da Capela da Ceia dos Passos do Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, Minas Gerais

A seguinte tese está livremente disponível aqui.

Lucienne Maria de Almeida Elias, Diagnóstico de Conservação do Conjunto Escultórico da Capela da Ceia dos Passos do Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, Minas Gerais, Brasil, tese de mestrado, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.

Resumo:

O diagnóstico para a conservação preventiva, trata do estudo do  acervo composto por 15 esculturas em madeira policromada, datadas de 1796/1799, de autoria escultórica de Antônio Francisco Lisboa e a  policromia de Manoel da Costa Athaide, pertencentes à capela da Ceia dos  passos da paixão de Cristo pertencente ao Santuário Senhor Bom Jesus de  Matosinhos, localizado na cidade de Congonhas, Minas Gerais. Tratamos de um local considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO, o que deveria refletir seu bom estado de conservação. Nossa pesquisa busca reconhecer as condições naturais e as condições internas da edificação, que permeiam o acervo resultando nos fatores que aceleram o processo de degradação das esculturas. Para isso buscamos urna abordagem interdisciplinar com a Arquitetura e a Engenharia, destacando a necessidade de conhecermos e tratarmos o acervo e o edifício de maneira  conjunta para que reconheçamos os fatores, as causas das degradações e evidenciemos a necessidade de intervir cada vez menos diretamente no objeto, e sim nas causas que desencadeiam o processo de suas patologias.  Ao final apontamos resultados que evidenciam o estado de conservação do acervo, as causas a partir do edifício e as necessidades exigidas para a sua preservação.

Comentários: