quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas

Acabou de ser colocada online a seguinte tese:

António de Oriol Vazão Trindade, Um olhar sobre a perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas. 1470-1816, tese de doutoramento, Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, 2008, 2 volumes.

A tese está disponível aqui [acesso condicionado].

Índice:

  • Introdução
  • Rumos da Perspectiva
    • As primeiras experiências no caminho da sistematização
      • A Antiguidade e a Idade Média
      • Variantes
      • Contrastes
      • A composição espacial: tipos
      • Ingenuidades e conflitos na representação
      • Em busca do ponto de fuga
    • A Perspectiva Artificial
      • Da Óptica à Perspectiva Linear Plana
      • Comme lo spechio è ‘I Maestro de’Pittori
      • Pirâmide real ou pirâmide virtual?
      • Filippo Brunelleschi
      • A costruzione legittima de Alberti
      • Pragmatismo de Piero della Francesca e o De Prospettiva Pingendi
      • A perspectiva de Albrecht Dürer
      • A importância do De Artificiali Perspectiva de Jean Pelérin Viator
    • A perspectiva linear e o espaço figurativo: uma teia de relações e aplicações
      • O desenvolvimento da Perspectiva
      • O Trompe l’oeil
      • As Anamorfoses
      • A reflectância em espelhos planos
      • As restituições perspécticas
  • A Pintura de cavalete e a perspectiva linear plana. Da Renascença ao Barroco e Classicismo
    • De Giotto ao legado de Piero della Francesca
      • Giotto
      • Um ponto de fuga incompreendido
      • Os Lorenzetti
      • Fra Filippo Lippi
      • Jacopo Bellini
      • Leonardo da Vinci
      • Domenico Veneziano
      • Pittura Prospettiva: Alberti, Piero, Laurana?
      • Antonello da Messina
    • A perspectiva linear na pintura de cavalete da Renascença espanhola
      • Arcaísmos
      • O ponto e a diagonal como receitas práticas
      • A evolução com Juan de Flandes
      • O rigor de Juan de Borgoña
    • A perspectiva linear na pintura de cavalete dos “primitivos portugueses”
      • Síntese e caracterização
      • Oficina de Mestres desconhecidos
      • Oficina de Évora
      • Oficina de Lisboa
      • Oficina de Viseu
    • A perspectiva linear na pintura de cavalete em Portugal do último quartel do séc.XVI ao início do séc.XIX: dissonâncias
      • Teorias e contrastes exteriores
      • De Campelo a Domingos Sequeira
  • A pintura integrada em tectos e abóbadas e a perspectiva linear
    • Requisitos
      • Superfícies
      • Reabilitação de teorias
      • Rotação do perspectógrafo
      • O olho príncipe
      • Legibilidade/Distorção/Anamorfose
    • A concepção
      • Métodos empíricos
      • Métodos geométricos
    • O caso português
      • As teorias e os textos
      • Reconstruções conjecturais e conceptuais
  • Conclusões
    • Do estado da geometria e da pintura
    • Síntese e caracterização de resultados
    • Perspectiva linear, pintura e contemporaneidade. Que futuro?
  • Bibliografia
  • Agradecimentos
  • Normas. Notações. Convenções. Glossário

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