A perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas
Acabou de ser colocada online a seguinte tese:
António de Oriol Vazão Trindade, Um olhar sobre a perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas. 1470-1816, tese de doutoramento, Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, 2008, 2 volumes.
A tese está disponível aqui [acesso condicionado].
Índice:
- Introdução
- Rumos da Perspectiva
- As primeiras experiências no caminho da sistematização
- A Antiguidade e a Idade Média
- Variantes
- Contrastes
- A composição espacial: tipos
- Ingenuidades e conflitos na representação
- Em busca do ponto de fuga
- A Perspectiva Artificial
- Da Óptica à Perspectiva Linear Plana
- Comme lo spechio è ‘I Maestro de’Pittori
- Pirâmide real ou pirâmide virtual?
- Filippo Brunelleschi
- A costruzione legittima de Alberti
- Pragmatismo de Piero della Francesca e o De Prospettiva Pingendi
- A perspectiva de Albrecht Dürer
- A importância do De Artificiali Perspectiva de Jean Pelérin Viator
- A perspectiva linear e o espaço figurativo: uma teia de relações e aplicações
- O desenvolvimento da Perspectiva
- O Trompe l’oeil
- As Anamorfoses
- A reflectância em espelhos planos
- As restituições perspécticas
- A Pintura de cavalete e a perspectiva linear plana. Da Renascença ao Barroco e Classicismo
- De Giotto ao legado de Piero della Francesca
- Giotto
- Um ponto de fuga incompreendido
- Os Lorenzetti
- Fra Filippo Lippi
- Jacopo Bellini
- Leonardo da Vinci
- Domenico Veneziano
- Pittura Prospettiva: Alberti, Piero, Laurana?
- Antonello da Messina
- A perspectiva linear na pintura de cavalete da Renascença espanhola
- Arcaísmos
- O ponto e a diagonal como receitas práticas
- A evolução com Juan de Flandes
- O rigor de Juan de Borgoña
- A perspectiva linear na pintura de cavalete dos “primitivos portugueses”
- Síntese e caracterização
- Oficina de Mestres desconhecidos
- Oficina de Évora
- Oficina de Lisboa
- Oficina de Viseu
- A perspectiva linear na pintura de cavalete em Portugal do último quartel do séc.XVI ao início do séc.XIX: dissonâncias
- Teorias e contrastes exteriores
- De Campelo a Domingos Sequeira
- A pintura integrada em tectos e abóbadas e a perspectiva linear
- Requisitos
- Superfícies
- Reabilitação de teorias
- Rotação do perspectógrafo
- O olho príncipe
- Legibilidade/Distorção/Anamorfose
- A concepção
- Métodos empíricos
- Métodos geométricos
- O caso português
- As teorias e os textos
- Reconstruções conjecturais e conceptuais
- Conclusões
- Do estado da geometria e da pintura
- Síntese e caracterização de resultados
- Perspectiva linear, pintura e contemporaneidade. Que futuro?
- Bibliografia
- Agradecimentos
- Normas. Notações. Convenções. Glossário
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