quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Equipamento portátil de espectrometria de fluorescência de raios X desenvolvido para o estudo de pinturas e de outros bens culturais

A seguinte tese de doutoramento está livremente disponível aqui:

Cristiane Ferreira Calza, Desenvolvimento de sistema Portátil de Fluorescência de Raios X com Aplicações em Arqueometria, tese de doutoramento, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

Resumo:

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema portátil de EDXRF para realizar análises não destrutivas, in situ, em obras de arte e objetos de valor arqueológico. São descritas algumas aplicações deste sistema na área de arqueometria, tais como: as análises do quadro “Primeira Missa no Brasil”, de Vitor Meireles, e de quadros de pintores brasileiros do século XIX, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. O sistema portátil utiliza um tubo de raios X TF3005, com anodo de W, da Oxford e um detector Si-PIN XR-100CR da Amptek. As medidas foram realizadas utilizando-se uma voltagem de 25 kV, corrente de 100 µA e 2 mm de colimação no feixe. Os espectros obtidos foram analisados com auxílio do software QXAS-AXIL da IAEA. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar os pigmentos utilizados nas pinturas, a camada preparatória e, no caso do quadro “Primeira Missa no Brasil”, alterações visíveis na camada pictórica que revelaram retoques antigos realizados durante o primeiro processo de restauro da obra. Estes resultados foram de grande importância para os restauradores, auxiliando na escolha do procedimento mais adequado para a recuperação da pintura. O sistema portátil de EDXRF demonstrou ser bastante adequado para a análise de obras de arte in situ, o que foi fundamental no caso de algumas das obras relatadas neste trabalho, que apresentavam grandes dimensões e não poderiam ser removidas para um laboratório.  

Comentários: