sexta-feira, 12 de junho de 2009

Avaliação Não Destrutiva de Estruturas de Madeira de Edifícios Antigos

Acabou de ser colocada online a seguinte tese de mestrado:

Jerónimo Araújo Botelho Júnior, Avaliação Não Destrutiva da Capacidade Resistente de Estruturas de Madeira de Edifícios Antigos, Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2006.

Está livremente disponível aqui.

Resumo:

Esta dissertação insere-se num projecto de investigação relacionado com a avaliação das propriedades mecânicas de elementos estruturais em madeira através de métodos não destrutivos, em curso na Universidad Politécnica de Valencia (UPV), Espanha, tendo sido estabelecido um protocolo de cooperação com a Universidade do Porto, através da FEUP. O projecto decorreu em Espanha, entre Outubro de 2004 e Julho de 2005.

A investigação realizada teve como objectivo principal a avaliação das potencialidades dos métodos modernos de avaliação não destrutiva da capacidade resistente de peças estruturais de madeira, nomeadamente, pelo estudo de correlações entre ensaios in situ e em laboratório, de modo a validar a utilização de dois métodos de aplicação in situ: o Resistograph e o Sylvatest (Ultra-sons).

Foram realizados ensaios mecânicos e de ultra-sons a 100 vigas de Pinus radiata (Pinho insigne ou Pinho de Monterey) no Laboratório de Maderas del Instituto Nacional de Investigación Agraria espanhol (CIFOR-INIA), em Madrid, e comparadas com ensaios não destrutivos realizados em laboratório na UPV, sobre as mesmas amostras, recorrendo ao Resistograph.

Foram definidas correlações estatísticas entre os dois conjuntos de resultados.

Aplicaram-se correlações e resultados de ensaios não destrutivos realizados in situ (Resistograph, Sylvatest e Georradar), sobre um caso real de estudo em Valência: um edifício histórico do século XV, Património da Humanidade desde 1996 (“La Lonja de los Mercaderes de Valencia”).

Deste estudo resultou a definição de expressões numéricas, intervalos de classificação e metodologias expeditas de atribuição de classes de resistência de peças estruturais de madeira, com o recurso à utilização dos dois métodos de avaliação não destrutiva em estudo, o Resistograph e o Sylvatest.

Por fim, propõem-se algumas linhas de investigação a desenvolver no âmbito da inspecção de estruturas de madeira por metodologias não destrutivas.

Comentários: