segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Documentação técnica sobre a pintura de Rafael

A National Gallery, de Londres, em colaboração com outras instituições, está a desenvolver um projecto que livremente disponibiliza na Internet a informação técnica disponível sobre as obras de Rafael.

Entre a documentação técnica disponível para cada uma das obras contam-se bibliografia, documentação de natureza diversa nos arquivos das instituições participantes, nomeadamente os diversos registos, relatórios de conservação, fotografias actuais e antigas, resultados laboratoriais, incluindo diversos tipos de fotografia de radiação visível, radiografia, fotografia e reflectografia de infravermelho, fotografia de ultravioleta, cortes estratigráficos, análise química de pigmentos e aglutinantes, entre outros.

Grande parte dessa documentação não se encontra publicada, especialmente a documentação de arquivo e os relatórios de conservação.

Em relação à documentação já publicada, nomeadamente fotografias, de uma forma geral o site apresenta-a com resolução superior ao que estava disponível. Qualquer pormenor de qualquer imagem (das obras ou da documentação) pode ser ampliado de uma forma interactiva.

A imagem seguinte mostra um pormenor do início de um relatório de conservação, sendo possível ainda maior ampliação:

Neste momento está disponível informação sistemática sobre 15 pinturas de Rafael.

Atendendo à quantidade de informação, a velocidade de acesso é excelente.

O site está aqui.

Comentários: