terça-feira, 6 de abril de 2010

Potencialidade da Aplicação de Pigmentos Estruturados em Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete

A seguinte tese de mestrado está livremente disponível aqui:

Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço Lourenço, Potencialidade da Aplicação de Pigmentos Estruturados em Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete, Aveiro, Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, 2007.

Resumo:

No início do século XIX, devido à Revolução Industrial, surgiram novos materiais para pintura. Desenvolveram-se pigmentos sintéticos, que substituíram em grande parte os pigmentos tradicionais, mais caros e mais difíceis de obter. Os novos pigmentos, com origem em indústrias paralelas à do mercado de belas artes, nem sempre se revelaram como a melhor opção, porém, o facto de serem mais baratos e acessíveis, para além de possuírem uma maior paleta de cores, globalizou a sua utilização. Actualmente a indústria das tintas, nomeadamente para belas artes, é mais rigorosa, no entanto, a distância entre conservadores e artistas é maior do que há algumas décadas, onde muitas vezes os dois mundos se cruzavam. O principal objectivo deste trabalho, é o de encontrar uma alternativa aos pigmentos brancos utilizados actualmente em restauro, bem como encontrar um pigmento capaz de ser utilizado em arte contemporânea, possuindo versatilidade de aplicação - capacidade de utilização em camadas mais ou menos espessas, criando empastes. Esta pesquisa consiste na aplicação de pigmentos oriundos das indústrias do plástico e papel, no restauro de policromias. Foram testados os seguintes pigmentos: carbonato de cálcio precipitado (PCC), carbonato de cálcio natural (GCC), caulino natural, caulino calcinado, talco, dióxido de titânio e um pigmento comercial, existente no mercado e destinado especificamente para reintegração. Os pigmentos caracterizaram-se relativamente às suas propriedades físicas e tecnológicas, tendo sido testados isoladamente e entre si, com o objectivo de melhorar características individuais. Os pigmentos foram aglutinados em diferentes ligantes: medium para restauro, verniz de retoque e Paraloid B72® a 3% em xileno. A aplicação foi feita sobre uma camada de preparação tradicional. Foram estudadas diversas características dos pigmentos: facilidade de aplicação (a pincel e espátula), facilidade de mistura, poder de cobertura e facilidade de aquisição. Testou-se também a capacidade de mistura com um pigmento colorido – ocre – cujas características foram analisadas de acordo com os parâmetros definidos anteriormente. Após a fase experimental, os pigmentos e misturas seleccionados foram estudados recorrendo a diferentes análises: estratigrafia, análise da superfície, testes de envelhecimento, Hunter-Lab, microscopia electrónica de varrimento (SEM) e difracção de raios X (XRD). A análise dos resultados permitiu o estudo das diferentes características dos pigmentos e garantir a estabilidade da mistura seleccionada. Os resultados demonstraram que o pigmento com maior potencialidade de aplicação consiste na mistura de dióxido de titânio (TiO2) e carbonato de cálcio natural (GCC), na proporção de 25:75.

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