Conservação de arte contemporânea
A seguinte tese de mestrado acabou de ser livremente disponibilizada na internet:
António José Évora Rocha, A conservação material e documental da obra “Instalação191093,parte1” de Francisco Rocha, Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, 2010.
Está aqui.
Resumo:
Este trabalho é dedicado à conservação material e documental da “Instalação191093,parte1” (1993) de Francisco Rocha (n.1958), pensando numa futura rematerialização. Por não haver instruções para sua montagem, esta obra nunca foi exposta ou montada desde que foi incorporada na Colecção da Caixa Geral de Depósitos em 1994. Esta instalação foi concebida com materiais efémeros que lhe conferem aspectos intangíveis únicos. Aliados à efemeridade dos materiais usados na sua concepção, os elementos eléctricos e mecânicos desta instalação são o maior factor de degradação desta obra, mas por outro lado, são eles a principal fonte dos aspectos tangíveis e intangíveis que esta obra tem para oferecer. A busca documental começou como um apoio à reconstituição desta obra e da sua história tendo em vista a sua remontagem. No decurso da recolha apercebemo-nos de que esta obra é na verdade já uma segunda versão material da obra originalmente apresentada criada por Francisco Rocha em 1993. A documentação desempenhará um papel crucial na conservação desta obra a curto prazo, podendo viabilizar a sua remontagem. Pelas suas características a preservação desta obra a longo prazo só pode ser garantida pela sua rematerialização e é ancorada na conservação documental da peça que a re-materialização poderá ocorrer.
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