terça-feira, 3 de maio de 2011

Estudo e preservação do património em Portugal no final do século XIX

Acabou de ser colocado on-line, com acesso livre, a seguinte tese de doutoramento:

Lucília dos Santos Belchior, Karl Albrecht Haupt (1852-1932) e o «Desenho de Viagem». O Registo dos Monumentos Nacionais: Compreensão Arquitectónica e Fruição Estética, 2 volumes, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010.

Está aqui.

Resumo:

Na década de oitenta de oitocentos, o alemão Karl Albrecht Haupt percorreu o território português. Desenhou, estudou e recolheu inúmeros dados sobre os nossos monumentos com o objectivo de estudar a arquitectura portuguesa no “tempo do Renascimento”. A publicação da sua obra, Die Baukunst der Renaissance in Portugal, que constituiu a sua tese de Doutoramento, foi o culminar da investigação deste arquitecto e o motor impulsionador do trabalho que agora se apresenta. Devido à dimensão da sua obra gráfica e especificidade biográfica, o presente estudo centra-se na vida e obra de A. Haupt que, em terras lusas, estudou os nossos monumentos e acabou por estabelecer uma estreita ligação com o nosso país, a qual perdurou até ao final da sua vida. O espólio documental inédito encontrado constitui a base deste estudo, impõe-se como uma importante ferramenta para o conhecimento desta personalidade singular. A designação agora apresentada «Desenho de Viagem» centra-se no registo de monumentos portugueses levado a cabo por autores estrangeiros, aquando das suas viagens por território português entre a segunda metade do século XVIII e a centúria seguinte, sendo subsidiária da corrente, expressão da história da literatura, para a produção textual daqueles que viajavam por terras distantes. Sendo escassos os trabalhos efectuados em Portugal sobre esta temática, e procurando contribuir para o seu conhecimento, a fim de enquadrar o nosso arquitecto, procedeu-se à recolha de registos gráficos de monumentos, efectuados no decorrer das viagens realizadas pelos autores, sejam desenhos preparatórios efectuados no local de observação ou gravuras posteriormente publicadas. O presente estudo incide, assim, sobre a importância da imagem – registo visual - enquanto meio de divulgação e ferramenta científica para o conhecimento e compreensão da orgânica arquitectónica.

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