sexta-feira, 9 de março de 2012

Degradação da pedra provocada por sais em edifícios antigos

Acabou de ser disponibilizada online a seguinte tese de mestrado.

João Miguel Linhares Carrilho da Maia Ferreira, Degradação da pedra provocada por sais em edifícios antigos, Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2011.

Está aqui, com acesso livre.

Resumo:

A cristalização de sais solúveis é um dos principais mecanismos de degradação de alguns materiais de construção, nomeadamente a pedra. Este mecanismo de deterioração é baseado na pressão exercida pela formação de sal nas estruturas porosas dos materiais, com aumento de volume, sendo dependente do tipo de sais envolvidos e do tamanho e arranjo dos poros. Quando a pressão excede a força interna do material e, particularmente, quando há ciclos de cristalização e de dissolução sucessivos em resposta aos níveis de flutuação da humidade, a deterioração dos materiais torna-se tipicamente aparente.

É, portanto, fundamental entender o fenómeno de cristalização e de dissolução dos sais, ou seja, conhecer as condições de cristalização de cada sal, em função da humidade relativa do ar e da temperatura do ar.

Para tal desenvolveu-se um trabalho experimental, utilizando-se quatro amostras de pedra (um calcário e três granitos), que consiste, numa primeira fase, em estudar a variação do coeficiente de absorção de água com e sem sais solúveis e, numa segunda fase, em determinar a humidade relativa de equilíbrio a uma dada temperatura de diferentes sais.

Comentários: