quarta-feira, 11 de julho de 2012

Technè, n.º 35, 2012


Foi há pouco publicada a revista Technè, n.º 35, 2012. Este número é dedicado ao estudo da pintura de Rembrandt.

Índice:
  • Marie Lavandier, Éditorial, p. 3
  • Ashok Roy, Studying Rembrandt's Techniques at the National Gallery, London, p. 7
  • Jana Sanyova, Marie Postée, Karin Groen, Fonction de la farine de blé dans la préparation du Portrait de Nicolaes van Bambeeck de Rembrandt (Musées royaux des Beaux-arts de Belgique, Bruxelles). Approche expérimentale, p. 15
  • Elisabeth Ravaud, La Bethsabée au bain (1654): une apparente simplicité, p. 24
  • E. Melanie Gifford, Susanna P. Griswold, John K. Delaney, Rembrandt's Apostle Paul at the National Gallery of Art, Washington: evolution and alteration, p. 30
  • Petria Noble, Annelies van Loon, Matthias Alfeld, Koen Janssens, Joris Dik, Rembrandt and/or Studio, Saul and David, c.1655: visualising the curtain using cross-section analyses and X-ray fluorescence imaging, p. 36
  • Bruno Mottin, Myriam Eveno, Eric. Laval, Jacques Castaing, Avec les seules couleurs de la palette: L'Autoportrait au chevalet (1660), p. 47
  • Myriam Eveno, Eric Laval, Hélène Rousselière, Jacques Castaing, Apports de la fluorescence X et de la diffraction X à la connaissance de deux tableaux de Rembrandt, L'Autoportrait au chevalet et Les Pèlerins d'Emmaüs, p. 54
  • Biaise Ducos, Rembrandt tonal. L'art oriental et notre perception des œuvres rembranesques, p. 63
  • Pierre Curie, Isabelle Leegenhoeh, Les Pèlerins d'Emmaüs de Rembrandt (1648): une restauration très attendue, p. 66
  • Bruno Mottin, avec la collaboration de Myriam Eveno et Eric Laval, L'étude de laboratoire des Pèlerins d'Emmaüs (1648), p. 72
  • Clotilde Boust, Jean-Jacques Ezrati, La perception des couleurs des Pèlerins d'Emmaüs, avant et après restauration, p. 78
  • Isabelle Cabillic, Béatrice Lauwick, La restauration des Pèlerins d'Emmaüs en 1894 et du Portrait de jeune homme coiffé d'une large toque noire, dit Portrait de Titus en 1935, ou les " affaires Rembrandt ", p. 81
  • Isabelle Leegenhoek, José de los Llanos, La restauration de VAnesse du prophète Balaam du musée Cognacq-Jay (1626), p. 88
  • Sigrid Mirabaud, Isabelle Leegenhoek, Gilles Bastian, Le Christ en croix du Mas d'Agenais (1631): un cas rare de transposition de bois sur bois par Mortemard (1853), p. 95
  • Pierre Curie, Nathalie Pincas, Les Anges annonçant aux bergers la naissance du Christ de Govaert Flinck: une restauration riche d'enseignements, p. 102
  • Bruno Mottin, Béatrice Lauwick, Myriam Eveno, Eric Laval, Notes sur les tableaux de Rembrandt étudiés au C2RMF depuis 2005, p. 108
  • Wietske Donkersloot, The Rembrandt Database: an inter-institutional research resource for art-historical, technical and conservation documentation, p. 123

Comentários: