sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As ciências aplicadas ao estudo de pinturas



Foi, há pouco, colocada online a seguinte tese de doutoramento, com acesso livre:

Alessandra Rosado,  História da Arte Técnica: Um Olhar Contemporâneo sobre a Práxis das Ciências Humanas e Naturais no Estudo de Pinturas sobre Tela e Madeira, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

Está aqui.

Resumo:

O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalmente História da Arte) e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) são analisadas com o propósito de investigar através das contribuições dessas áreas nos processos de restauração, autenticação e estudo das técnicas e materiais de pinturas sobre tela e madeira os pontos de contato na conformação da prática interdisciplinar proposta pela História da Arte Técnica. Os estudos de caso apresentados referentes à pintura a óleo sobre tela de autoria de Poussin, à obra anônima O Lenhador e ao estudo preliminar dos materiais e técnicas das obras de Candido Portinari permitiram avaliar as linhas gerais da constituição dessa nova prática (onde diferentes fases da história da produção de uma obra de arte podem, muitas vezes, ser reveladas fornecendo informações importantes sobre o processo criativo do artista e de suas intenções) e avançar na proposição do estabelecimento de um diálogo, idealmente sem barreiras, entre as Ciências Humanas e Naturais.

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