terça-feira, 26 de dezembro de 2006

A Arte da Pintura segundo Filipe Nunes

Dos antigos tratados portugueses de pintura, um dos mais conhecidos e importantes pelas informações que presta a respeito dos materiais é aquele que Filipe Nunes publicou em 1615, intitulado Arte da Pintura. Constituía a segunda parte de um volume com o título de Arte poetica e da pintura, e symmetria, com principios da perspectiva, impresso em Lisboa por Pedro Crasbeeck.

A Arte da Pintura teve uma segunda edição em 1767 (Lisboa, Oficina de João Baptista Alvares) e em 1982 foi publicada uma edição fac-similada da primeira com estudo introdutório de Leontina Ventura (Porto, Editorial Paisagem). Está também publicada uma tradução em inglês de partes do tratado que é completa no que diz respeito aos capítulos dedicados aos materiais [Zahira Veliz (ed.), Artists' Techniques in Golden Age Spain. Six treatises in translation, Cambridge, Cambridge University Press, 1986].

A edição de 1767 está disponível online em http://purl.pt/777/1/, embora só para quem tiver boa vista (devido à reduzida resolução das imagens!).

Comentários: