sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Artists’ Pigments, volume 4

Em 1960, Rutherford J. Gettens propôs a publicação de “um manual moderno sobre os materiais de pintura que possa servir a químicos, conservadores, curadores e coleccionadores de obras de arte”.

Em 1966, em resposta a esse desafio, começou a ser publicado na revista Studies in Conservation uma série de artigos, coordenada precisamente por Gettens, sobre os diferentes pigmentos utilizados em pintura. Até 1974 foram publicados 9 artigos que correspondem a outros tantos capítulos do tal manual:

  • Azurite e verditer azul
  • Azul ultramarino, natural e artificial
  • Branco de chumbo
  • Amarelo de chumbo e estanho
  • Esmalte
  • Verdigris e resinato de cobre
  • Vermelhão e cinábrio
  • Malaquite e verditer verde
  • Brancos de carbonato de cálcio

O projecto é retomado mais tarde e em 1986 é publicado o 1.º volume de Artists’ Pigments. A handbook of their history and characteristics, com a coordenação de Robert L. Feller, com monografias sobre os pigmentos seguintes:

  • Amarelo indiano
  • Amarelo de cobalto (aureolina)
  • Sulfato de bário, natural e sintético
  • Amarelos, laranjas e vermelhos de cádmio
  • Vermelho de chumbo e mínio
  • Terra verde
  • Branco de zinco
  • Amarelo de crómio e outros pigmentos à base de cromatos
  • Amarelo de chumbo e antimónio
  • Cochinilha e quermes

Em 1993 é publicado um 2.º volume, com coordenação de Ashok Roy, em que são reunidos os 12 artigos dos Studies in Conservation entretanto profundamente revistos pelo coordenador.

Quatro anos depois, em 1997, sai o 3.º volume, coordenado por Elisabeth West FitzHugh, que trata dos pigmentos seguintes:

  • Azul egípcio
  • Auripigmento e realgar
  • Índigo e pastel
  • Garança e alizarina
  • Goma-guta
  • Castanho de Vandyke
  • Azul da Prússia
  • Verde esmeralda e verde de Scheele
  • Verdes de óxido de crómio
  • Brancos de titânio

Na ocasião é anunciada a intenção de publicação de um 4.º volume, mas até agora nada se sabia sobre a publicação do mesmo. Acabou agora de ser anunciado que está prevista a sua publicação em Abril deste ano, sendo a sua coordenação da responsabilidade de Barbara Berrie. Os capítulos são os seguintes:

  • Pigmentos à base de carbono
  • Pigmentos à base de óxido de ferro
  • Asfalto
  • Azul de cobalto
  • Amarelos de arilido (Hansa)

Os três primeiros volumes foram publicados em parceria pela National Gallery of Art, Washington, e a Oxford University Press, New York. O volume que agora se anuncia será publicado pela National Gallery of Art, Washington, e a Archetype Books, London.

Escusado será dizer que esta série de volumes constitui a obra de referência sobre os pigmentos usados nas obras de arte, qualquer que seja a perspectiva considerada.

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