segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

As Tentações de Santo Antão, de Jerónimo Bosch, do Museu de Arte de São Paulo

Embora já tenha sido defendida há 10 anos, só neste fim de semana foi disponibilizada online a seguinte tese:

Sandra Daige Antunes Corrêa Hitner, Jheronimus Bosch e "As Tentações de Santo Antão". Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, tese de mestrado, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 1998, aqui.

Da introdução:

O objetivo do presente trabalho é a análise científica da obra que se encontra no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand- MASP- As Tentações de Santo Antão com o propósito de verificar se a atribuição feita ao nome do pintor Jheronimus Bosch se confirma.

Entre as obras "didáticas" do mestre de Bois-le-Duc, o tema sobre a vida de Santo Antão foi abordado de outras maneiras; todavia, a mais atraente e completa de todas as abordagens, pode ser vista atualmente no Museu Nacional de Arte Antiga da cidade de Lisboa. Trata-se de um tríptico dos fins do século XV, começo do XVI, onde, particularmente no painel central, pode ser vista uma representação de Tentações de m a forma muito semelhante aquela que vemos no acervo do MASP.

Esta obra chegou a São Paulo na segunda metade dos anos 50 como sendo uma primeira versão do painel central do tríptico lisboeta Esta determinação havia sido estabelecida na segunda metade dos anos 30 por um historiador de arte e um respeitável restaurador, na época Diretor da Gemülde Sammlung Akademie der Bildende Kunste em Viena, que efetuou m a limpeza no quadro quando ele ainda pertencia a Galeria d'Atri, em Paris.

Durante os anos 70, o quadro do MASP tornou a ser objeto de análise de uma historiadora de arte flamenga que, pesquisando a fundo a obra de Lisboa, deparou-se com a brasileira e, a partir das colocações anteriormente estabelecidas pelos dois especialistas acima citados, e registradas pela historiografia da arte, ela penetrou mais profundamente no âmbito da questão sobre a autenticidade de Tentações de Jheronimus Bosch, no intuito de estabelecer uma tese sobre as etapas de elaboração anteriores a obra-prima lisboeta. Para a historiadora, as etapas de elaboração da obra-prima se davam da seguinte maneira: primeiramente Bosch teria pintado Tentações que atualmente se encontra em Merion (EUA), depois a do MASP e finalmente a de Lisboa. Todavia este levantamento se deu somente a nível estilístico, por ausência de material técnico deficiente no Brasil da época, no que concerne a investigação científica por métodos de laboratório.

Ao longo destes anos, no entanto, os historiadores da arte especialistas em Bosch, ao citar a obra de São Paulo, ou limitavam-se a acolher as opiniões destes especialistas citados acima, ou catalogavam a obra como urna mera cópia, entre muitas de igual configuração espalhadas pelo mundo (quinze oficiais). Esta controvérsia dentro da historiografia da arte permaneceu assim ate hoje, e a obra paulista esteve então, extremamente vulnerável a diferentes atribuições e apreciações estilísticas, como foi o caso de algumas criticas severas que sofreu ao longo de suas exposições nacionais e internacionais.

A partir do momento que Tentações do MASP foi submetida a uma pesquisa científica com auxilio de métodos de laboratório, as críticas precisam ser reavaliadas.

A elaboração desta análise científica vai seguir rigorosamente um plano adotado pelos "Corpus de la Peinture des Pays-Bas Méridionaw au XVe siècle" do Centre International d’Étude de la Peinture Médiévale des Bassins de l’Escaut et de la Meuse, antigamente denominado de Centre International de Recherches "Primitifs Flamands,: em Bruxelas.

Os principais métodos científicos adotados na análise da obra compreendem exames de superfície, ou seja, exploração sistemática do painel a radiações que vão além do espectro visível: radiação ultravioleta e infravermelha; radiografia; registros fotográficos detalhados e a luz, rasante; investigação minuciosa do suporte de madeira; e, exame pontual de avaliação, que implica na retirada de amostra da tinta para análise química e dos pigmentos. Estes métodos, embora de valor relativo, revelam as primeiras conclusões sobre sua autenticidade.

Comentários: