sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte

A tese seguinte está livremente disponível aqui.

Sinthya Gonçalves Tavares, Desenvolvimento de uma metodologia para aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte, tese de doutoramento, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

Resumo:

O reconhecimento da importância da pesquisa científica e de suas aplicações na determinação do estado de conservação de obras de arte tem tido um grande crescimento com o passar dos anos, permitindo que, nos dias atuais, diversas metodologias de diagnóstico estejam disponíveis. A capacidade de identificar elementos não visíveis em estruturas, umidade não aparente, presença de falhas internas e descolamentos das camadas que compõem afrescos e pinturas sobre madeira e destacamentos das pastilhas de mosaicos, aliada ao baixo custo de implementação em relação a outras técnicas já consagradas no setor, como a vibrometria laser Doppler, têm colocado a termografia como uma opção viável ao diagnóstico de bens culturais. Porém, a inexistência de um procedimento padrão para a aplicação da técnica tem gerado freqüentes falsos alarmes de irregularidades. Adicionalmente, pouca atenção tem sido dada às possíveis fontes de incerteza, o que coloca em dúvida sua confiabilidade metrológica. Neste trabalho, é proposta uma metodologia para a aplicação de ensaios térmicos não destrutivos na avaliação da integridade de obras de arte onde são levados em consideração mecanismos de avaliação e redução de incertezas. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratorio di Misure Meccaniche e Termiche do Dipartimento di Meccanica da Università Politecnica delle Marche – Itália. Os conjuntos de amostras utilizados foram confeccionados por especialistas em restauração e reproduzem a estrutura e composição dos materiais empregados na confecção de afrescos e obras sobre madeira. Falhas internas foram simuladas de forma a reproduzir reais descolamentos entre as camadas. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos através da solução numérica do modelo matemático desenvolvido em ambiente FORTRAN® e com as respostas fornecidas pela implementação da vibrometria laser Doppler. Provas in situ, utilizando a termografia e a vibrometria, foram realizadas no norte da Romênia, tendo como objetivo identificar presença de umidade, estruturas não visíveis, inclusões não aparentes, materiais de origens diversas, destacamentos das camadas superficiais e características da alvenaria que constitui a Igreja de São Nicolau em Balinesti, a Igreja do Monastério Popauti em Botosani e a Igreja da Ressurreição localizada no interno dos muros do Monastério de Sucevita. A utilização da metodologia proposta esclareceu as possibilidades e limitações da termografia. O modelo matemático validou os dados experimentais. A comparação com a vibrometria permitiu identificar as vantagens da utilização de uma e outra técnica situando o poder limítrofe de cada uma quando aplicadas ao diagnóstico de obras de arte.

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