segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vitrina com controle de humidade

A tese seguinte está livremente disponível aqui.

Wivian Patricia Pinto Diniz, Preservação e acesso - Vitrine com controle de umidade para material fóssil: Um estudo de caso em clima quente e úmido, tese de mestrado, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

Resumo:

Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - MHNJB com o objetivo de obter melhores condições de preservação para a Coleção de Paleontologia através da abordagem efetivamente integrada do comportamento ambiental natural e da concepção do sistema expositivo. Descreve o processo adotado para elaborar um novo sistema envolvendo a investigação sistemática dos objetos que constituem o acervo (características físicas e vulnerabilidades à degradação) e do comportamento ambiental natural como referência para definir as diretrizes de preservação a serem adotadas. Partindo da realidade identificada no MHNJB, aborda a necessidade em se promover condições de preservação que atendam a duas demandas muitas vezes antagônicas: guarda – acesso.

Foi testado um sistema híbrido (recurso ativo e passivo) à partir da revisão da teoria de Thomson adotando-se, entretanto, uma troca de ar maior (através do uso de ventilação forçada) em conjunto com o uso de material tampão. A eficiência do sistema foi analisada em função da sua capacidade de efetivar o tamponamento e reduzir a contaminação biológica existente.

Comentários: