quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Caracterização química de materiais pictóricos artísticos: acrílicos e vinílicos

A seguinte tese está disponível livremente aqui.

Patricia Schossler, Caracterização química de materiais pictóricos artísticos: acrílicos e vinílicos, tese de mestrado, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

Resumo:

Polímeros acrílicos e vinílicos são amplamente utilizados como aglutinantes em tintas. As primeiras preparações destas resinas ocorreram no final do século XIX e sua utilização, como materiais pictóricos artísticos, teve início na década de 30. Após a Primeira Guerra Mundial, estes produtos passaram a ser produzidos em escala industrial. A primeira emulsão aquosa, para uso artístico, foi o Primal AC33, produzida por Röhm & Hass, em 1953 na Alemanha. Atualmente o uso destes materiais por artistas, conservadores, restauradores e na decoração de obras arquitetônicas é bastante difundido, tornando de fundamental importância sua caracterização. Neste trabalho, foi desenvolvida metodologia para caracterização de micro amostras de materiais pictóricos acrílicos e vinílicos com base em técnicas físico-químicas de análise. A maior ênfase foi dada para caracterização do aglutinante mas, em alguns casos, também foram caracterizadas cargas e pigmentos. As técnicas analíticas utilizadas foram Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia de Luz Polarizada (PLM), Termogravimetria (TG) e Pirólise acoplada a Cromatografia Gasosa e a Espectrometria de Massas (Py-GC/MS). A identificação, por PLM, do pigmento branco de titânio (TiO2) e da carga carbonato de cálcio (CaCO3), usados nas tintas auxiliou na atribuição das bandas de absorção destes materiais no espectro de FTIR. A técnica de Py-GC/MS foi eficiente na identificação dos diferentes polímeros acrílicos e vinílicos usados nos materiais pictóricos artísticos: P(EMA/MA), PiBMA, P(EA/MMA), P(nBA/Estireno), PVA e P(nBA/MMA/Estireno). Inicialmente foram identificadas amostras autênticas de vernizes, adesivos e consolidantes, cuja caracterização já havia sido descrita na literatura, mas que foi de extrema importância para validação da metodologia. Os dados obtidos foram utilizados na preparação de um banco de dados e, posteriormente, na caracterização das tintas comerciais e das amostras de fragmentos de obras de arte. A metodologia desenvolvida mostrou-se extremamente eficiente na análise de micro amostras, sendo utilizada com sucesso na análise de obras de arte, auxiliando na confirmação de autorias em um processo de defraudação.

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