terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Flutuações permissíveis de humidade relativa para esculturas em cedro

A seguinte tese está livremente acessível aqui.

Alessandra Rosado, Conservação preventiva da escultura colonial mineira em cedro. Um estudo preliminar para estimar flutuações permissíveis de umidade relativa, tese de mestrado, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.

Resumo:

Este trabalho teve como objetivo contribuir para a estimativa de valores de umidade relativa permissíveis para esculturas coloniais mineiras, a partir de experimentos que determinam o teor de umidade e a caracterização elástica do cedro submetido a variações de umidade relativa.

Foi adotada uma abordagem interdisciplinar através da qual, além dos ensaios, estudaram-se aspectos históricos sobre a técnica escultórica setecentista e caracterizaram-se as tipologias de degradação relacionadas ao comportamento higroscópico da madeira através da análise comparativa entre 71 esculturas policromadas esculpidas em cedro.

A madeira cedro (cedrela sp) utilizada nos experimentos foi originária da cidade São João Evangelista, Minas Gerais, tendo idade aproximada de 21 anos. Toda a metodologia experimental seguiu, no geral, as normas técnicas prescritas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) -- NBR 7190/97.

Considerando ser este um trabalho referencial inicial, os resultados obtidos nos ensaios estabelecidos para a conservação preventiva de objetos em madeira, permitiram um estudo sobre a possibilidade do emprego de flutuações de UR (entre 45% e 65%) especificadas neste estudo para a conservação das esculturas mineiras em cedro.

Comentários: