quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conservação da arte contemporânea

Foi há pouco publicado o seguinte livro:

Art d’aujourd’hui - Patrimoine de demain. Conservation et restauration des oeuvres contemporaines, Paris, SFIIC, 2009.

Corresponde ao volume que contém as comunicações apresentadas no 13.º Encontro da secção francesa do IIC, que se realizou em Junho deste ano, em Paris.

Índice:

  • Didier Bernheim, L'originalité dans les arts plastiques et la protection de l'art contemporain, p. 7
  • Marina Pugliese, Antonio Pugliese, Barbara Ferriani, Contemporary Artwork Preservation, p. 15
  • Vivian Van Saaze, From Intention to Interaction, p. 20
  • Alain Viguier, Le critique d'art, p. 29
  • Iris Kapelouzou, On Artworks, Heritage, and persisting things in general, p. 37
  • Rebecca Gordon, Authenticity and Intent, p. 43
  • Renée Van De Vall, Towards a Theory and Ethics for the Conservation of Contemporary Art, p. 51
  • Muriel Verbeeck-Boutin, Penser les pratiques après Cesare Brandi, p. 57
  • Lydia Beerkens, Ready for take off - again: Panamarenko's 'Umbilly 1' (1976), p. 67
  • Sanneke Stigter, Between Concept and Material, p. 74
  • Michel Paysant, Michel Menu, On LAB : regards croisés sur le sceau cylindre d'Ibni-Sharrum, p. 82
  • Paolo Martore, Reconstructing the Experience, p. 89
  • Gian Hamidreza Rouhi, La problématique de la conservation-restauration des œuvres d'art contemporaines actionnées par moteur, p. 96
  • Olivier BÉringuer, Les oeuvres électromécaniques en mouvement, p. 108
  • Aurélia Catrin, Gaël Latour, 1000 Names, Anish KAPOOR, p. 114
  • Jia-Sun Tsang, Eric Jentsch, Rebecca Gieseking, Ann Seeger, Preserving Modern Marvels, p. 125
  • Rebecca Ploeger, Oscar Chiantore, Stability Issues for the Conservation of Artists' Alkyd Paints, p. 131
  • Thea B. Van Oosten, Beatriz Lorente Álvarez, Anna LaganÀ, Protective Materials for Polyester Art Objects, p. 138
  • Nathalie Balcar, Alain Colombini, Approche multi-analytique pour l'étude du PVC, p. 146
  • Aurélia Chevalier-Menu, Dialogue avec Simon Hantaï autour de la question de l'accrochage, p. 159
  • Maria Letizia Profiri, Restauration de deux oeuvres contemporaines du capcMusée d'art contemporain de Bordeaux, p. 165
  • Grazia Nicosia, Eugène-Jean Leroy, Évelyne-Dorothée Allemand, Le projet muséographique du futur Musée des beaux-arts Eugène Leroy de Tourcoing, p. 171
  • Barbara Ferriani, Rebecca Ploeger, Tommaso Poli, Oscar Chiantore, Lucio Fontana, p. 179
  • Carole Husson, Le vandalisme sur des oeuvres contemporaines, p. 186
  • Tom Learner, Bronwyn Ormsby, Cleaning Acrylic Emulsion Paints, p. 193
  • Alain Roche, Rôle du châssis à tension auto-régulée, p. 200
  • Géraldine Guillaume-Chavannes, Julien Petche, Évaluation de cadres de transport "MRT" pour les peintures utilisés en France, p. 208
  • Clotilde Boust, Matthieu Dubail, Cécile Dazord, Obsolescence technologique et art contemporain, p. 219
  • Arianne Vanrell Vellosillo, Les installations d´art dans le projet INCCA Inside Installations, p. 230
  • Claudio HernÁndez H, Experimentation and Conservation in Contemporary Photography, p. 237
  • Françoise Ploye, Maud Blanc, Kristen HÉly, Le suivi spécifique de conservation, p. 244
  • Eugenia Stamatopoulou, Maria Karoglou, Asterios Bakolas, Antonia Moropoulou, Nikos's (Kessanlis) Erotica, p. 253
  • Pance Velkov, Site Specific Art in Historic Places, p. 261
  • Maria Grazia Ercolino, The Grande Cretto in Gibellina, p. 268
  • Vittoria Castoldi Formica, " NODO ", p. 276
  • Rachel Rivenc, Thomas Learner, Alan Phenix, Julie Wolfe, The Identification of Paints, p. 284
  • Antonio Rava, Rebecca Ploeger, Oscar Chiantore, M.A.C.A.M.,Museo d'Arte Contemporanea all'Aperto di Maglione, p. 292
  • Daniela Concas, TUTTOMONDO: The Mural by Keith Haring in Pisa (Italy), p. 299
  • Norman H. Tennent, Appliqué Stained Glass, p. 306
  • Posters, p. 313

Comentários: