segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conservação de uma obra de alta costura

Foi há pouco colocada online a seguinte tese de mestrado:

Marta Teixeira Vieira, O Casaco Dourado de Jean Paul Gaultier (n.1952-): Conservação de Alta Costura (MUDE - Colecção Francisco Capelo), Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2009.

Está livremente disponível aqui.

Resumo:

Pretendeu-se com esta investigação conservar o casaco dourado de alta costura criado por Jean Paul Gaultier (Arcueil, n.1952), que faz parte da colecção Francisco Capelo, actualmente integrada no MUDE – Museu do Design e da Moda (Lisboa, Portugal). Para conservar esta obra realizou-se um estudo histórico-técnico-artístico procurando preservar os valores e funcionalidade da obra. Este é um estudo inovador na conservação de têxteis contemporâneos dado que esta é uma obra complexa de grande singularidade e composta por uma grande diversidade material e procurou-se conhecer os materiais, a intenção criativa de Gaultier e os processos de degradação da sua obra. Para tal, recolheu-se informação sobre o casaco e a alta costura do criador em inquéritos à Casa Gaultier (Paris), entrevista ao coleccionador, através de contactos com diversos museus internacionais, e recorrendo a bibliografia e vídeos sobre os desfiles do criador. O estudo do casaco e das causas da sua degradação requereu uma caracterização material detalhada, para a qual se recorreu a diversas técnicas de exame e análise como a microscopia óptica (M.O), radiografia, a µ-EDXRF, a espectroscopia de FTIR, a HPLC-DAD-MS e ainda ICP-AES, o que permitiu delinear um plano de conservação adequado. Este plano incluiu medidas de conservação preventiva do casaco, a consolidação de elementos decorativos e o estudo de possíveis filmes protectores para a peça, testando nano filamentos de silicone e revestimentos de sílica produzidos pelo método sol-gel. O estudo aqui apresentado permitiu minimizar a perda de elementos decorativos da obra e testar formas de reduzir a degradação futura do forro. Permitiu ainda obter filmes hidro-repelentes e bastante homogéneos que poderão ser uma protecção futura adequada para o casaco, sendo apenas necessário testar a longevidade dos filmes obtidos em réplicas para garantir a conservação a longo prazo da obra.

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