sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os materiais utilizados em pintura e as fontes documentais

Ainda que com data de 2010, foi agora publicado o seguinte livro:

Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010.

O volume reúne os textos que resultaram de comunicações que foram apresentadas no colóquio internacional sobre as matérias da imagem que, em Março de 2009, se realizou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como oportunamente foi aqui divulgado.

O volume inclui também a publicação de duas fontes documentais portuguesas muito importantes para o conhecimento dos materiais usados em pintura. Do famoso Livro de como se fazem as cores, um receituário medieval escrito com caracteres hebraicos, é apresentada aqui uma nova leitura e uma nova tradução para inglês. A outra fonte, conhecida como “Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da Ordem de Cristo”, estava inédita, ainda que já tenha sido citada em diversos estudos. Como é explicado num dos estudos do volume, trata-se de um receituário composto na primeira metade do século XVII, por um anónimo, e o respectivo manuscrito guarda-se na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. É aqui publicado na íntegra.

Índice:

  • Luís U. Afonso, New developments in the study of O livro de como se fazem as cores das tintas, pp. 3-27
  • Devon L. Strolovitch, Old Portuguese in Hebrew script: beyond O livro de como se fazem as cores, pp. 29-43
  • Mark Clarke, The context of the O livro de como se fazem as cores: late mediaeval artists' recipes books (14th-15th centuries), pp. 45-73
  • António João Cruz, Em busca da origem das cores de "O Livro de Como se Fazem as Cores": sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura, pp. 75-85
  • Ivo de Castro, Notas sobre a língua do Livro de como se fazen as cores (ms. Parma 1959), pp. 87-96
  • Vítor Serrão, "Acordar as cores": os pigmentos nos contratos de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII, pp. 97-132
  • Vanessa Antunes, Isabel D. Santos, Preparação e imprimitura: a matéria invisível, pp. 133-146
  • António João Cruz, Patrícia Monteiro, Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o Breve Tratado de Iluminação, composto por um religioso da Ordem de Cristo, pp. 147-169
  • Adelaide Miranda, Ana Lemos, Catarina Miguel, Maria João Melo, On Wings of Blue: the history, materials and techniques of the Book of Birds in Portuguese scriptoria, pp. 171-184
  • Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, Theory vs practice: synthesis of white lead following ancient recipes, pp. 185-200
  • Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes, pp. 201-210
  • Devon L. Strolovitch, O libro de komo se fazen as cores das tintas todas (Transliteration), pp. 213-223
  • Devon L. Strolovitch, O libro de komo se fazen as cores das tintas todas (Translation), pp. 225-236
  • Patrícia Monteiro, António João Cruz, Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da Ordem de Cristo, pp. 237-286

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