segunda-feira, 23 de maio de 2011

Metodologia e linguagem de trabalhos académicos
(0) Apresentação

Há já alguns anos que em diversos contextos de natureza académica e profissional venho fazendo, no essencial, os mesmos comentários e as mesmas sugestões. Com efeito, a respeito de dissertações de doutoramento ou de mestrado, de artigos, de relatórios, de apresentações orais e de pequenos cursos, tenho chamado a atenção, com diferente desenvolvimento, variável importância e diversas variantes, para determinados instrumentos de trabalho, certas normas de metodologia ou estilo e erros comuns de forma ou conteúdo, muitos deles relacionados com aspectos de nomenclatura e rigor no uso da terminologia técnica e não só. Geralmente esses comentários e sugestões, directa ou indirectamente, surgem em trabalhos relacionados com a conservação e restauro e muitas vezes envolvem o uso de métodos de exame e análise, mas, de uma forma geral, possivelmente terão igualmente interesse ou aplicação noutros contextos.

A frequência com que tenho que fazer esses comentários e sugestões resulta directamente de tais assuntos de terminologia e de natureza metodológica, especialmente os que estão relacionados com os novos recursos, raramente serem tratados directa e sistematicamente nos currículos do ensino superior, pelo menos na área da conservação e restauro. O contexto geral de falta de rigor e exigência em que nos movemos é mais um outro factor a contribuir para essa situação, pelo menos no que se refere ao rigor da escrita.

Para tentar evitar essas repetições, poder desenvolver mais alguns comentários ou sugestões, tentar que alguns dos aspectos criticados possam ser evitados e disponibilizar esta informação a um maior número de pessoas são algumas das razões que agora me levam a escrever aqui algumas notas sobre esses assuntos.

Sem qualquer plano previamente definido, estas notas terão uma sequência sem qualquer compromisso, ditada apenas pelas circunstâncias e não pela importância dos assuntos ou a ordem a que deveriam obedecer num trabalho sistemático e organizado com princípio, meio e fim.

Algumas destas notas serão sobre questões de pormenor que parecem insignificantes. Será verdade, mas igualmente é verdade que, ainda que o todo não seja a soma das partes, não há trabalho bem feito se não houver rigor nos seus pormenores.

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