sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cem mil acessos

Já há alguns dias que o blogue, segundo o contador do Sitemeter, ultrapassou a barreira dos cem mil acessos. De acordo com esse contador, todas as páginas que um utilizador vê contam apenas como um único acesso até que haja uma interrupção superior a 30 minutos.

Durante estes quatro anos e meio, desde que comecei o blogue em Dezembro de 2006, foram aqui divulgados, entre outras coisas, várias centenas de publicações directa ou indirectamente relacionadas com o estudo laboratorial, os aspectos materiais e a conservação e restauro de obras de arte. Nalguns casos noticiei apenas a saída dessas publicações, mas em muitos casos, talvez na maioria, dei conta da sua disponibilização na internet com acesso livre. No total, o número de notas é de 770, das quais 159 dedicadas a teses, 277 a livros e 194 a revistas.

Há poucas semanas, as notas aqui saídas começaram a ser anunciadas no Facebook (http://www.facebook.com/ciarte).

Em 2010 o blogue teve 24 mil acessos, ou seja uma média de 66 acessos por dia. Em 2011 a média diária é, até agora, de 83. Num contexto geral são números insignificantes, mas considerando as características especializadas do blogue julgo que não são maus ainda que fiquem aquém do que esperava. É que como em tempos já disse publicamente, julgo que os conservadores e futuros conservadores, no conjunto, podiam aproveitar mais a informação aqui disponibilizada. Aliás, por várias razões, parece-me que são mais os historiadores do que os conservadores a aceder ao blogue. Basta dizer que os termos de pesquisa no Google e outros motores de pesquisa que mais visitantes têm trazido ao blogue são, por ordem decrescente, “Viollet le Duc”, “obras de Leonardo da Vinci” e “teoria das cores de Goethe”.

A maior parte dos acessos tem origem em Portugal (39 %), Brasil (37 %), Espanha (7 %) e México (2 %).

Comentários: