Tecnologia de acabamento de douramento em esculturas em madeira policromada no período barroco e rococó
A seguinte tese de mestrado está livremente disponível aqui.
Gilca Flores de Medeiros, Tecnologia de acabamento de douramento em esculturas em madeira policromada no período barroco e rococó em Minas Gerais. Estudo de um grupo de técnicas, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 1999.
Resumo:
Nossa pesquisa partiu de uma grande preocupação com a conservação e limpeza do douramento em obras escultóricas. Para obter maiores e ricas variações no resultado estético dos douramentos, os artistas douradores e policromadores dos períodos Barroco e Rococó, em Minas Gerais (Brasil), usaram como recurso o emprego de vários tipos de camadas de acabamento. Algumas dessas camadas são facilmente percebidas a olho nu, mas outras são tão sutis que se tornam imperceptíveis sem uma análise mais cuidadosa. A intenção de nosso trabalho foi contribuir de forma objetiva, chamando a atenção dos profissionais de conservação e restauração para as várias possibilidades técnicas existentes no douramento, fazendo com que os procedimentos de limpeza e remoção de vernizes necessitem de um estudo preliminar mais aprofundado, para que não se remova camadas sem a real compreensão da policromia que se está tratando. Partimos da leitura de manuais antigos e posteriormente executamos algumas técnicas, com o objetivo de obtermos conhecimento teórico e prático, não só das técnicas de acabamento, mas também do douramento e da preparação que o antecedem, fornecendo com o material produzido amostras dessas técnicas que facilitassem estudos comparativos com as obras reais presente e futuramente. Apresentamos de forma esquemática o que cada autor (dos manuais) apresenta sobre cada etapa da preparação, douramento e acabamento, e por fim a avaliação de nossa experiência prática. Apresentamos ainda o relato de nossa experiência com a câmara de envelhecimento acelerado (XENOTEST), a qual algumas amostras foram submetidas. Com isso, este trabalho serve de referência para a atuação dos profissionais da conservação e restauração, bem como aos que se interessarem pela técnica do douramento e seus acabamentos.
Comentários:
o link "aqui" vai dar a uma página de publicidade
De facto parece que o site já não existe.
Está no Anais da ABRACOR pagina 52, acessar neste link
http://www.abracor.com.br/novosite/congresso/Anais%20do%20IX%20Congresso.pdf
Olá, como faço para ter acesso a esta publicação? Haja visto que o site linkado não funciona mais. Obrigada desde já. Amanda
Fazer um comentário