sábado, 4 de junho de 2011

Caracterização dos taninos usados na curtimenta vegetal de cabedais antigos

Acabou de ser disponibilizada online a seguinte tese de mestrado:

Lina Paula Bento Falcão, Caracterização dos Taninos Usados na Curtimenta Vegetal de Cabedais Europeus dos Séculos XVII a XIX, Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2009.

Está aqui.

Resumo:

Neste trabalho é descrito o estudo da caracterização de taninos em cabedais, através de testes químicos colorimétricos sobre as fibras de cabedais e dos respectivos extractos obtidos com uma mistura de água/acetona. Com o objectivo de desenvolver a metodologia de análise, bem como obter resultados que sirvam de referência, foram estudadas seis amostras de cabedais actuais curtidos com taninos de diferentes proveniências vegetais, uma das quais de curtimenta mista vegetal/mineral. Esta metodologia foi aplicada ao estudo de quatro amostras de cabedais históricos provenientes de estofos de mobiliário de assento, nomeadamente, um couro lavrado português do século XVII, um marroquim do século XIX, um cabedal liso do século XIX e um guadamecil do século XVIII. Foi ainda incluído no estudo um cabedal utilizado numa encadernação datada do século XIX. A metodologia utilizada neste trabalho incluiu a adaptação e optimização de três testes químicos - os testes da rodanina, do ácido nitroso e do butanol acidificado, desenvolvidos para identificar, respectivamente, galhotaninos, elagitaninos e taninos condensados em tecidos vegetais - para a caracterização de taninos em amostras de cabedais. Os extractos de água/acetona foram ainda analisados através de espectrofotometria de UV-Vis e espectroscopia de FTIR. Através dos resultados obtidos verificou-se que a metodologia de análise utilizada permite a caracterização de taninos em amostras de cabedais. Confirmou-se a classe dos taninos presentes nas amostras de cabedais actuais e identificaram-se os taninos utilizados na curtimenta do marroquim, do cabedal liso e da encadernação.

Trata-se de uma das teses do Mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que funcionou entre 2002-2003 e 2007-2008, nos últimos anos em colaboração com o Instituto Politécnico de Tomar. Outras teses desse mestrado que estão online, algumas das quais já aqui foram referidas, são as seguintes:

  • Carolina Barata, Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Escultura Portuguesa sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca, Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2008. Tese.
  • Judite Lucinda Miranda Botas, Determinação do Teor de Ligante em Argamassas Antigas por Diversas Técnicas, Lisboa, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2008. Tese.
  • Anabela Gomes Carvalho, Gravura Pré-Histórica da Praia do Pedrógão e sua alteração, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2008. Tese.
  • Ana Cristina de Oliveira Guilherme, Identificação e Caracterização de Faianças de Coimbra por Espectrometria de Raios X, Lisboa, Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2008. Tese.

Comentários: